A GloboNews segue líder de audiência entre os canais pagos de notícias. No entanto, sua liderança nunca esteve tão ameaçada quanto agora. O crescimento da Jovem Pan News em horários estratégicos, como a faixa matinal, tem incomodado o canal do Grupo Globo.

Estúdio I - Andreia Sadi
Reprodução / GloboNews

Além da JP, outro concorrente tem tirado o sono da GloboNews: a CNN Brasil. O canal de Rubens Menin não vive uma fase das mais auspiciosas, mas tem demonstrado que ainda está no páreo e com fôlego, principalmente aos finais de semana.

[anuncio_1]

Sábado forte

Daniela Filomeno
Divulgação / CNN Brasil

No último sábado (6), por exemplo, a CNN Brasil conseguiu a liderança dentre os canais de notícias em vários momentos. Um dos destaques da programação foi o vespertino CNN 360º – Edição de Sábado, que deixou os canais concorrentes para trás.

Dados obtidos com exclusividade pelo TV História mostram que, enquanto o noticioso comandado por Muriel Porfíro anotou 0,41 ponto no Kantar Ibope Media, a GloboNews registrou 0,25 no mesmo horário. Já a Jovem Pan ficou bem atrás, com modesto 0,18.

Outro programa que se destacou no mesmo dia foi o CNN Viagem & Gastronomia, apresentado por Daniela Filomeno (foto acima). Na atração, a apresentadora falou sobre a cultura e a gastronomia de Cartagena, na Colômbia, e se deu bem, registrando 0,21 ponto, bem à frente da GloboNews, que marcou 0,09 entre 22h e 22h45.

Ressurgimento

CNN Brasil
Reprodução / CNN Brasil

Os dados do Kantar Ibope Media mostram que a CNN Brasil ainda segue no páreo na guerra dos canais de notícias. Nas últimas semanas, a emissora viu a Jovem Pan News recuperar o fôlego e ultrapassá-la na audiência. Mas, aos poucos, a estação começa a se reerguer.

Essa recuperação acontece nos finais de semana, dias em que GloboNews e Jovem Pan têm grade mais frágeis. A CNN Brasil promoveu uma ampla reforma na grade dos sábados e domingos, investindo em edições especiais dos jornais Live CNN, CNN 360º e CNN Primetime, o que ampliou o espaço para hard news nestes dias. E isso tem feito a diferença.

Dias difíceis

Pânico - Emilio Surita
Reprodução / YouTube

Com isso, a situação da GloboNews vai ficando mais complicada. Se até pouco tempo atrás, o canal não precisava se preocupar com ameaça nenhuma, agora as coisas estão diferentes. A oferta de notícias na TV aumentou e dividiu o público.

Atualmente, a maior preocupação do canal da Globo é a programação matinal. A concorrência com o Jornal da Manhã e o Pânico, de Emílio Surita (foto acima), da Jovem Pan, tem feito a GloboNews promover alterações nos jornais Em Ponto e Conexão GloboNews.

Agora, é a CNN Brasil que começa a comer pelas beiradas na programação de fim de semana. Como se vê, a atual guerra de audiência dos canais de notícias está longe de uma definição.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor