André Santana

Destaque como repórter de política da GloboNews, Andréia Sadi conquistou o posto de apresentadora do canal de notícias com a saída de Maria Beltrão do Estúdio I. Com Sadi à frente, o vespertino se tornou um dos campeões de audiência do canal pago.

Andréia Sadi no Jornal Hoje
Andréia Sadi no Jornal Hoje

Porém, se na TV fechada o sucesso veio, na TV aberta o cenário é bem diferente. Eleita uma das novas queridinhas do jornalismo da emissora, Andréia Sadi tornou-se plantonista do Jornal Hoje aos sábados, mas não agradou o público do noticioso com sua performance.

Considerada travada e robótica, Sadi acumula críticas de espectadores na web.

Âncora promissora

Com boas fontes em Brasília, Andréia Sadi tornou-se um nome forte do noticiário político da GloboNews. Por isso, o canal tratou de transformá-la em apresentadora e a escalou para suceder Maria Beltrão no Estúdio I. Sob seu comando, o programa vespertino tornou-se essencialmente um debate político.

Na função, Sadi usa e abusa de suas fontes quentes para manter a discussão política sempre efervescente. Com a ajuda de comentaristas, a jornalista destrincha o noticiário e traz sempre informações em primeira mão. Tudo isso fez o Estúdio I se tornar um dos mais importantes programas da GloboNews.

De olho no potencial da moça, a Globo tratou de escalá-la para o rodízio de apresentadores do Jornal Hoje aos sábados. Ao que tudo indica, a ideia da emissora é tornar Andréia um nome popular também na TV aberta, no intuito de, algum dia, torná-la apresentadora de um de seus telejornais.

Não agradou

Andréia Sadi e César Tralli
Andréia Sadi e César Tralli

Porém, se na GloboNews ela é aprovada com louvor, na TV Globo Andréia Sadi ainda não convenceu como âncora do Jornal Hoje. Na web, espectadores reclamam do jeito robótico e pouco carismático com que ela comanda a atração.

Numa rápida busca no X (ex-Twitter), são vários os comentários reclamando da performance de Sadi.

“Eu amo a Sadi, ela é absolutamente uma das melhores jornalistas de política que o Brasil tem hoje e comanda o Estúdio I muito bem. Tendo dito isso, preciso concordar que ela está ainda um pouco crua pra apresentar um jornal na TV aberta”, analisou o espectador A J Junior.

“Foi pavorosa essa apresentação. TV Globo, não faça mais isso. Muito mecanizada, morta, sem emoção alguma. Parece até que foi forçada a apresentar. Não vingou”, detonou Roberto Gentil.

Erro de escalação

A diferença no desempenho de Andréia Sadi no Estúdio I e no Jornal Hoje mostra que nem sempre um bom profissional vai entregar sua melhor performance em todas as posições. Sadi, claramente, ainda não tem perfil para o Jornal Hoje.

Andréia Sadi funciona na GloboNews porque o formato do Estúdio I valoriza a conversa, as análises e a informação ao vivo. Ou seja, Sadi é uma apresentadora, mas assume, também, a posição de repórter que sempre ocupou muito bem. Já o Jornal Hoje é um jornal mais tradicional. O âncora, basicamente, lê o teleprompter e interage com o telão.

Sadi não combina com este formato, e isso fica claro na reação do público cada vez que ela assume o Jornal Hoje. Porém, mesmo assim, correm rumores de que a Globo pretende escalá-la para o Fantástico no futuro. Seria um erro. Sadi está muito bem na GloboNews e ela deveria ficar por lá.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor