Nos capítulos mais recentes da Edição Especial de Chocolate com Pimenta (2003), o público pode acompanhar uma das mais divertidas e emblemáticas cenas da teledramaturgia brasileira: a descoberta de que Bernadete (Kayky Brito), na verdade, é homem.

Yeda Dantas - Chocolate com Pimenta
Reprodução / Viva

Agora, mais uma trama ganha força nos próximos capítulos da novela de Walcyr Carrasco. Isso porque a revelação cai como uma verdadeira bomba na pequena cidade de Ventura.

Além de descobrir o seu verdadeiro gênero, o jovem também descobre que, na verdade, é filho de Cândida (Yeda Dantas, foto acima), empregada da mansão onde viveram a vida toda.

[anuncio_1]

Farsa descoberta

Chocolate com Pimenta - Elizabeth Savala e Kayky Brito
Divulgação / Globo

Bernadete sempre foi conhecida pelo seu comportamento mais masculino, bem diferentes das outras meninas da época em que a novela é ambientada. Sempre orientada pela empregada que a criou a não ficar sem roupa na frente de ninguém, ela passou a sentir certos estranhamentos quando cresceu. Com isso, foi levada ao consultório de Dr. Paulo (Guilherme Piva) por sua mãe, Jezebel (Elizabeth Savalla).

Lá, todos descobrem que filha da megera, na verdade, é um homem. Nesse momento, é feita uma força-tarefa para encontrar Cândida, enquanto a empregada tentará fugir da cidade quando sua farsa é revelada.

“Por que você fez isso comigo?”, questiona Bernadete.

“Você era meu filho, já tinha dois anos. Seu pai tinha morrido e eu trabalhava de empregada. A dona Jezebel nunca soube que eu tinha filho, porque ela era o tipo de patroa que não aceitava empregada com criança”, revela Cândida.

“Eu vivia com tanta dificuldade, o salário era tão baixo. Eu não tinha dinheiro pra nada, nem pra te sustentar. Quando ela disse que queria uma menina para criar, eu tive a ideia”, continua.

Rejeição à mãe biológica

Chocolate com Pimenta - Kayky Brito
Divulgação / Globo

Na sequência, é mostrado um flashback onde Cândida tem a ideia de, dadas as circunstâncias, entregar seu filho para a patroa criar como se fosse uma menina. Jezebel, por sua vez, nunca gostou de crianças e, assim, o segredo foi mantido pela empregada, que continuou acompanhando seu crescimento e guardou o segredo por anos.

“Eu sabia que a dona Jezebel não gostava de cuidar de crianças, então eu mesma cuidei de você. Quando você era pequena era fácil, mas depois o tempo foi passando e foi ficando difícil”, continua ela.

A doméstica ainda revela que só continuaria com a farsa até que o filho tivesse uma boa formação. Mas a história não é comprada por Bernadete, que a rejeita como sua mãe biológica.

Cândida acaba sendo presa como consequência da mentira inventada por ela, enquanto Bernadete se transforma e passa a usar roupas masculinas, adotando o nome de Bernardo.

Reconciliação emocionante

Chocolate com Pimenta - Kayky Brito
Divulgação / Globo

No decorrer da trama, Cândida sofrerá com a rejeição irredutível de Bernardo, mas não desistirá de se reaproximar do rapaz. Até que, na reta final, ele se compadece com a história de Inácia (Viviane Porto), que revela ser mãe de Darlene (Sabrina de Souza), e pensa também em perdoar a mãe.

Ele conta com o incentivo de Danilo (Murilo Benício), que conseguirá convencê-lo de que essa é decisão mais acertada que ele poderá tomar.

“Bernardo, todos nós erramos. Eu errei, a Ana Francisca [Mariana Ximenes] errou. Erramos porque somos humanos, mas também temos uma capacidade imensa de amar. Perdoe sua mãe”, dirá o galã.

Bernardo a procura e quando ele tentará conversar com ela, as emoções falarão mais do que as palavras e os dois se abraçarão em lágrimas. Assim, mãe e filho deixarão as mágoas no passado e voltam a conviver em harmonia.

“Cândida… mãe…”, dirá o jovem, emocionado.

Compartilhar.