Em Família é Tudo, Guto (Daniel Rangel) foi apresentado como o último dos românticos. Tímido, o rapaz se apaixonou por Lupita (Daphne Bozaski), mas não consegue se declarar de jeito nenhum.

Daniel Rangel em Família é Tudo
Daniel Rangel em Família é Tudo

Além do amor não correspondido, Guto foi envolvido num divertido mal-entendido. Leda (Grace Gianoukas), sua chefe, passou a acusá-lo de tarado-mirim após várias situações das quais o moço não teve culpa.

As trapalhadas do rapaz e as reações de Leda proporcionaram boas sequências de comédia nonsense.

Porém, nos recentes capítulos, a situação perdeu a graça. Foram exibidas cenas em que Guto foi assediado por Leda, levando a história para um lado controverso.

Além disso, Guto também está sendo perseguido por Lulu (Cris Vianna) e Lizandra (Danielle Winits), todas de olho na virgindade do rapaz.

Falso tarado-mirim

Na tentativa de se livrar da timidez, Guto pediu conselhos ao irmão Chicão (Gabriel Godoy) em Família é Tudo, que lhe ensinou cantadas e lhe emprestou revistas de mulheres nuas. O problema é que Leda ouviu Guto ensaiando e pegou suas revistas, concluindo que o rapaz é um tarado.

A situação de Guto piorou quando ele entrou na sala da executiva da Mancini Music e a flagrou de sutiã, sem querer. Leda acreditou que o moço a estava espiando, e até organizou uma série de palestras para evitar situações de assédio no trabalho. Foram situações divertidas, já que o público acompanha as trapalhadas de Guto e sabe que ele não tinha más intenções.

Porém, em capítulo exibido no dia 1º de maio, Família é Tudo ultrapassou o limite. Cansada das acusações de Leda, Mila (Ana Hiraki) disse à chefe que Guto não é um tarado, já que o rapaz é virgem. Depois disso, Leda se mostrou interessada no jovem.

Comédia ou drama?

Danielle Winits como Lizandra em Família é Tudo
Danielle Winits como Lizandra em Família é Tudo

A partir daí, foram mostradas cenas em que Leda se insinuou para Guto. A mãe de Júpiter (Thiago Martins), inclusive, se aproveitou do fato de ser chefe do estagiário para tentar seduzir o rapaz.

Leda até obrigou o rapaz a ir a um jantar, sob a desculpa de se tratar de uma reunião de negócios. Ou seja, a executiva usou de sua situação de poder para tentar levar o rapaz para a cama, o que pode configurar assédio moral e sexual.

Ainda mais que Guto, o tempo todo, se mostrou desconfortável com a situação. O rapaz é apaixonado por Lupita e não tem qualquer interesse em ir para a cama com sua chefe.

Ou seja, Família é Tudo está tratando com humor uma situação que pode configurar crime.

Trama ultrapassada

Além das investidas de Leda, Guto também enfrenta as investidas de Lulu e Lizandra. Todas estão interessadas no jovem ao descobrir que ele é virgem e farão de tudo para “iniciá-lo”.

Com isso, além de intensificar situações de assédio, Família é Tudo também fará graça da inexperiência de Guto, como se virgindade fosse um problema ou uma situação que torna o estagiário um homem ridículo.

Em pleno ano de 2024, resgatar a virgindade masculina como um tabu é um tanto quanto anacrônico.

A trajetória de Guto estava tomando um caminho interessante quando tudo o que o envolvia se resumia a mal-entendidos. Mas, ao que parece, a trama tomará um rumo um tanto obscuro e desnecessário. Uma pena.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor