Há quem diga que a faixa Edição Especial, na qual a Globo reprisa novelas no horário das 14h40, poderia muito bem se chamar ‘Sessão Walcyr Carrasco’. Afinal, foi O Cravo e a Rosa (2000) o folhetim que abriu o novo slot, seguido de Chocolate com Pimenta (2003), dois sucessos históricos do autor.

Chocolate com Pimenta

Alma Gêmea (2005) e Caras & Bocas (2009), também de Carrasco, são duas das tramas mais cotadas para dar sequência ao horário. No entanto, a direção da emissora pode surpreender e escalar uma novela de outro autor para substituir Chocolate com Pimenta…

[anuncio_1]

Empreguetes

Cheias de Charme - Isabelle Drummond, Leandra Leal e Taís Araujo
Divulgação / Globo

Ao lançar um novo horário para reprises de novelas, após o Jornal Hoje, a Globo avisou que a ideia era exibir na faixa folhetins mais leves e românticos, priorizando novelas das seis. A intenção é reprisar tramas com forte apelo às donas de casa, grande público do horário, mas atrair também o público infanto-juvenil.

Com isso, antes de definir Chocolate com Pimenta como substituta de O Cravo e a Rosa, a emissora cogitou trazer de volta Cheias de Charme (2012). A trama de Izabel de Oliveira e Filipe Miguez se enquadra nos critérios da Edição Especial, já que tem apelo junto às donas de casa, mas também enorme potencial de atrair crianças e adolescentes.

A história das empregadas domésticas Penha (Taís Araújo), Rosário (Leandra Leal) e Cida (Isabelle Drummond), que alcançam o sucesso como o grupo musical Empreguetes e enfrentam a fúria da vilã Chayene (Claudia Abreu), reúne todos os ingredientes capazes de manter a boa audiência do horário.

Preferência

Amauri Soares
Divulgação

Diretor geral da TV Globo e sucessor de Ricardo Waddington à frente dos Estúdios Globo, Amauri Soares (foto acima) afirmou ao site TV Pop, em outubro de 2022, que a nova faixa de reprise de novelas dará preferência às tramas das seis, justamente pelo apelo romântico e infantil. Porém, ele comentou que há uma novela das sete que se enquadra nestes critérios.

A publicação, então, perguntou se a novela em questão seria Caras & Bocas, mas o diretor deixou no ar, dando a entender que a trama sobre Xico, o macaco pintor, poderia ser o próximo título do horário.

Mas Cheias de Charme também atende aos critérios apontados, o que a coloca como uma das possibilidades para dar sequência ao horário. No entanto, a Globo ainda não bateu o martelo sobre a trama que substituirá Chocolate com Pimenta.

“Overdose”

Terra e Paixão - Bárbara Reis, Cauã Reymond e Johnny Massaro
João Miguel Júnior / Globo

Em maio, Walcyr Carrasco volta ao horário das nove da Globo com a inédita Terra e Paixão. A nova história, estrelada por Tony Ramos, Gloria Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro e Barbara Reis, vai substituir Travessia.

Com isso, a emissora pode considerar reapresentar uma novela de outro autor à tarde, para evitar uma “overdose de Walcyr Carrasco”. Assim, Cheias de Charme ganha mais uns pontinhos na “disputa” pela vaga vespertina.

Mas ela não é a única. Novelas das seis de sucesso assinadas por outros autores, como Cabocla (2004), Escrito nas Estrelas (2010) ou Além do Tempo (2015) também já aparecem na bolsa de apostas. A escolhida será divulgada em breve.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor