Surfando na onda dos remakes, a Globo tem opções a perder de vista de grandes sucessos que podem ser refeitos. Tanto que o que não faltam são novelas candidatas a ganharem novas versões, como aconteceu com Pantanal (2022) e Elas por Elas, além de Renascer (1993), cujo remake estreia no próximo ano.

Irmãos Coragem - Marcos Palmeira
Marcos Palmeira em Irmãos Coragem (Divulgação / Globo)

Recentemente, rumores davam conta que uma das histórias cotadas para uma regravação é Irmãos Coragem, um clássico de Janete Clair produzido originalmente em 1970, e que já teve um remake em 1995. No entanto, a Globo tratou de desmentir a informação.

[anuncio_1]

Clássico

Irmãos Coragem
Irmãos Coragem (Reprodução / Web)

Irmãos Coragem é considerada uma das novelas mais importantes da teledramaturgia brasileira. A trama de Janete Clair é apontada como o folhetim que fez o público masculino gostar de novelas, já que, até então, os folhetins televisivos eram considerados um entretenimento feminino.

Janete Clair conseguiu atrair a audiência masculina ao narrar a história de três irmãos que buscavam um diamante roubado. A saga de João (Tarcísio Meira), Duda (Claudio Marzo) e Jerônimo Coragem (Claudio Cavalcanti) era cheia de ação, o que deu um ar de aventura ao melodrama. Além disso, Irmãos Coragem tinha o futebol como um dos panos de fundo, o que também agradou à plateia masculina.

Por conta de sua importância na história da teledramaturgia nacional, Irmãos Coragem ganhou um remake em 1995, criado para marcar o aniversário de 30 anos da Globo. No entanto, a trama reescrita por Dias Gomes – viúvo de Janete – não agradou e foi encurtada.

[anuncio_2]

Remake negado

Irmãos Coragem
Marcos Palmeira e Leticia Sabatella em Irmãos Coragem (Reprodução / Globo)

O sucesso de Pantanal pode ser considerado um divisor de águas na Globo. Após o êxito da revisita ao texto de Benedito Ruy Barbosa, a emissora tem priorizado tramas que fogem do eixo Rio-São Paulo e explorem outras paisagens do Brasil. Mar do Sertão (2022) e Terra e Paixão são exemplos desta fase.

Além disso, o canal tem olhado com mais carinho para seus arquivos. Tanto que pouco tempo depois de Pantanal, a emissora engatou os remakes de Elas por Elas, que já está no ar, e Renascer, que estreia em 2024. Neste contexto, Irmãos Coragem acabou entrando na lista de cotadas para ganhar uma nova versão, já que também é uma trama conhecida e que explora outras paisagens do Brasil.

Mas, de acordo com Flavio Ricco, colunista do R7, isso não deve acontecer. O jornalista informou que a Globo nega a existência de um projeto de remake de Irmãos Coragem. Ou seja, o clássico de Janete Clair não deve ganhar uma terceira versão.

[anuncio_3]

Outras opções

Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo
Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo (divulgação/Globo)

Porém, apesar de a Globo negar a intenção de refazer Irmãos Coragem, rumores sobre futuros remakes seguem fortes nos bastidores da emissora. As regravações estão em alta e não devem parar em Elas por Elas e Renascer.

Um dos títulos mais cotados para um retorno é Vale Tudo (1988), um clássico de Gilberto Braga, Leonor Bassères e Aguinaldo Silva. Comentários de bastidores dão conta de que Manuela Dias, autora de Amor de Mãe (2019), já trabalha numa nova versão da história. Vale lembrar que, recentemente, a autora avisou que trabalha num novo projeto, mas que não podia dar detalhes. Ou seja, pode ser mesmo uma nova Vale Tudo.

Além disso, recentemente, surgiram notícias de que Felicidade (1991), de Manoel Carlos, poderia ganhar uma nova versão assinada por Lícia Manzo. Até mesmo Xica da Silva (1996), clássico da Manchete, estaria cotada para um remake destinado ao Globoplay.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor