Em A Favorita, Irene (Gloria Menezes) e Copola (Tarcísio Meira) foram namorados na juventude. No entanto, a jovem Irene se viu dividida entre dois amores e optou por se casar com Gonçalo (Mauro Mendonça). Mas os sentimentos pelo namorado da juventude nunca ficaram bem resolvidos.

Copola e Gonçalo - A Favorita

Tanto Gonçalo quanto Iolanda (Suzana Faini), a esposa de Copola, sabem bem disso. Por isso, nenhum dos dois pode ouvir falar de seus “rivais”. Iolanda não esconde a insatisfação sempre que vê o marido conversando com Irene. Já Gonçalo não quer ver Copola nem pintado de ouro.

Entretanto, o ciúme de seus respectivos cônjuges não impedirá Irene e Copola de reviverem seus bons momentos do passado. O casal terá uma recaída, para desespero de Gonçalo e Iolanda, e que terá graves desdobramentos na trama de João Emanuel Carneiro.

Recaída

Irene e Flora - Glória Menezes e Patrícia Pillar - A Favorita

Nos próximos capítulos da novela do Vale a Pena Ver de Novo, Flora (Patrícia Pillar) tentará separar Gonçalo de Irene. A vilã, se sentindo ameaçada pelo pai de Marcelo (Flavio Tolezani), concluirá que separar o casal será o melhor para seus planos maléficos.

Assim, a megera começa a buscar um pivô para provocar a separação de Gonçalo e Irene. Flora, então, acaba descobrindo que Gonçalo traiu Irene no passado. A assassina procura Irene e revela que o dono da fábrica de celulose manteve um caso longo com Amélia, que era amiga da idosa.

Furiosa, Irene procurará Gonçalo para tirar satisfações, e o empresário confirma que teve um caso com Amélia. Chocada, Irene decide pedir um tempo ao marido e viajar sozinha para Paraty. No entanto, coincidentemente, Copola também tem mais uma de suas discussões com Iolanda e também viaja para Paraty.

Irene e Gonçalo - A Favorita

Deste modo, os ex-namorados se encontram na cidade e resolvem relembrar os velhos tempos. Copola e Irene jantam juntos e conversam sobre o passado, imaginando o que teria acontecido se eles não tivessem terminado o namoro.

Traição

A Favorita

Porém, Gonçalo logo fica sabendo que Irene está em Paraty e vai correndo atrás da esposa. O empresário flagra Irene jantando ao lado de Copola e fica furioso. O casal volta a discutir, e Irene decide ir embora com o marido.

De volta ao rancho, Gonçalo e Irene passam a vida a limpo. O casal conversa sobre tudo o que aconteceu e chega à conclusão que ainda se ama. Assim, Irene perdoa a traição de Gonçalo e os dois voltam às boas.

No entanto, o mesmo não acontece com Copola e Iolanda. À esta altura, Iolanda já está sabendo que Copola esteve em Paraty com Irene e recebe o marido com quatro pedras na mão. Entretanto, Copola decide ser honesto com a esposa e confessa que ainda é completamente apaixonado por Irene. E que, por isso, não pode mais continuar casado com ela. Com isso, o casamento de Copola e Iolanda chega ao fim.

Morte

A Favorita

Apesar de fazer as pazes com Irene, o destino de Gonçalo será trágico. O ricaço receberá o DVD que mostra Flora assassinando Salvatore (Walmor Chagas) e descobrirá que a vilã armou todo o plano para incriminar Donatela (Claudia Raia). Mas, antes que ele consiga contar a verdade a todos, Flora tira a vida de Gonçalo.

Assim, Irene ficará viúva. Sem nem imaginar que foi Flora a responsável pela morte de Gonçalo, a idosa sofrerá a perda do marido. Com isso, Irene passará por um período de luto, mantendo a distância de Copola.

Mas, na reta final de A Favorita, o amor entre Copola e Irene falará mais alto. Os dois namorados de juventude finalmente se entregarão ao amor que sempre sentiram um pelo outro e decidem viver juntos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor