Dando sequência ao resgate de grandes obras de sua teledramaturgia, a Globo já definiu a volta de quatro novelas antigas. As produções devem ser disponibilizadas ao longo de 2024 no Globoplay, por meio do Projeto Resgate.

Susana Vieira em Um Sonho a Mais
Susana Vieira em Um Sonho a Mais

Entre os folhetins que estão prestes a ganhar uma nova chance está Um Sonho a Mais (1985), trama que traz Susana Vieira no elenco e foi considerada um fiasco em sua exibição original. Outra “pérola” é Os Gigantes (1978), considerada uma das mais sombrias novelas da Globo.

Confira o que vem por aí:

Um Sonho a Mais

 

Novela ousada do autor estreante Daniel Más, Um Sonho a Mais (1985) ficou marcada por trazer Ney Latorraca vivendo nada menos que cinco personagens. Isso porque o protagonista da trama, Antônio Carlos Volpone, se divide em quatro disfarces para não ser reconhecido pelos inimigos enquanto investiga um crime pelo qual foi condenado injustamente.

A trama foi considerada um fracasso na época de sua exibição e chegou a ter o autor trocado: o novato Daniel Más cedeu a cadeira para Lauro César Muniz, o criador do argumento. Mas, mesmo assim, a novela não atingiu a audiência que a Globo esperava.

De acordo com o site Heloísa Tolipan, Um Sonho a Mais está confirmada como um dos próximos títulos do Projeto Resgate do Globoplay. No entanto, ainda não há uma data prevista para a reestreia.

Os Gigantes

Dina Sfat em Os Gigantes
Dina Sfat em Os Gigantes

Trama de Lauro César Muniz estrelada por Dina Sfat, Os Gigantes foi um fracasso no horário nobre da Globo em 1978. A novela falava de temas pesados, como eutanásia e aborto, e terminava de uma maneira trágica: a protagonista, Paloma, tira a própria vida no último capítulo.

Considerada uma das novelas mais mórbidas da Globo, Os Gigantes será resgatada por meio do Projeto Fragmentos. Existem apenas dois capítulos preservados da produção, que serão disponibilizados em março no Globoplay.

Rainha da Sucata

Regina Duarte em Rainha da Sucata
Regina Duarte em Rainha da Sucata (divulgação/Globo)

Considerada um dos maiores sucessos do horário das oito da Globo nos anos 1990, Rainha da Sucata (1990) marcou a estreia do autor Silvio de Abreu na faixa. A trama conta a história da “nova rica” Maria do Carmo (Regina Duarte), que enriqueceu vendendo sucata.

Apesar de ter muito dinheiro, a empresária manteve seu jeito popular e despachado. No entanto, ela sonha em ser aceita na alta sociedade paulistana e decide comprar um casamento com o playboy Edu Figueiroa (Tony Ramos), por quem é apaixonada desde a juventude.

Pertencente a uma família quatrocentona falida, Edu topa o acordo. Mas Maria do Carmo vai enfrentar a fúria de Laurinha Figueiroa (Gloria Menezes), madrasta de Edu que é secretamente apaixonada por ele. Rainha da Sucata deve entrar este ano no Globoplay, em data ainda não divulgada.

Pé na Jaca

Protagonistas de Pé na Jaca
Protagonistas de Pé na Jaca

Última novela de Carlos Lombardi na Globo, Pé na Jaca (2006) não chegou a ser um grande sucesso, mas é uma novela muito querida pelo público. Faz tempo que os fãs sonham com um resgate do folhetim.

A novela gira em torno de Arthur (Murilo Benício), Gui (Juliana Paes), Lance (Marcos Pasquim), Maria Bo (Fernanda Lima) e Elizabeth (Deborah Secco), cinco amigos de infância que se reencontram anos depois em Deus Me Livre, pequena cidade do interior de São Paulo.

O reencontro acontece quando todos passam por uma virada em suas vidas e vai mexer com eles. Enquanto Arthur e Gui engatam um romance, Lance e Maria tentam driblar as mágoas do passado. Já a vingativa Elizabeth vai aprontar pra cima deles.

Pé na Jaca ainda não tem data para retornar no Globoplay, mas Erick Brêtas, ex-diretor de produtos digitais e canais pagos da Globo, garantiu que será ainda este ano.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor