Afastada da Globo desde 2020, quando abriu mão de seu contrato para assumir a Secretaria Especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL), Regina Duarte estaria cotada para retornar à emissora. Seu nome teria sido cogitado para o remake de Vale Tudo (1988), que estreia no ano que vem.

Regina Duarte em Rainha da Sucata
Regina Duarte em Rainha da Sucata (divulgação/Globo)

No entanto, tanto Globo quanto Regina Duarte negaram qualquer negociação nesse sentido. Porém, de um jeito ou de outro, a atriz voltará aos holofotes na emissora, já que o canal confirmou que está prestes a resgatar Rainha da Sucata (1990), um dos maiores sucessos da atriz.

[anuncio_1]

Clássico

 

Sucesso da Globo do início dos anos 1990, Rainha da Sucata foi escrita por Silvio de Abreu e se tornou um dos principais trabalhos da carreira de Regina Duarte. A atriz fez história como Maria do Carmo, uma “nova rica” paulistana que enriqueceu com sucata e passava a frequentar a alta roda.

Para firmar seu nome entre os “quatrocentões”, Maria do Carmo “compra” um casamento com Edu Figueiroa (Tony Ramos), um playboy falido que topa a empreitada no intuito de investir num projeto de um carro. Mas o casamento enfrenta a resistência de Laurinha Figueiroa (Gloria Menezes), uma das vilãs mais marcantes da teledramaturgia nacional.

Madrasta de Edu, Laurinha não suporta a ideia de receber Maria do Carmo na família. Porém, sua resistência se explica também pela paixão secreta que ela nutre pelo enteado.

[anuncio_2]

Retorno

Gloria Menezes e Tony Ramos em Rainha da Sucata (divulgação/Globo)

Esperada desde o início do Projeto Resgate, lançado em 2020, Rainha da Sucata finalmente entrará no catálogo do Globoplay. Erick Brêtas, ex-diretor de projetos digitais e canais pagos da Globo, confirmou a volta da novela em 2024.

Com isso, Regina Duarte volta a ganhar destaque na emissora que deixou para se aventurar na política. Desde que trocou a Globo por um cargo no governo Bolsonaro, a atriz se tornou uma espécie de “persona non grata” no canal, que fez de tudo para “escondê-la”.

Tramas que contam com a presença da atriz que foram resgatadas no Globoplay, como Vale Tudo e História de Amor (1995), foram relançadas sem dar qualquer destaque à estrela, que é a protagonista das duas produções. Resta saber se o mesmo vai acontecer com Rainha da Sucata…

[anuncio_3]

Volta por cima

Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo
Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo (divulgação/Globo)

Curiosamente, o retorno de Rainha da Sucata acontece ao mesmo tempo em que o nome de Regina Duarte teria voltado a circular nos bastidores da Globo. De acordo com o portal NaTelinha, a atriz estaria sendo cotada para interpretar Odete Roitman (Beatriz Segall) no remake de Vale Tudo.

O clássico de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères deve ganhar uma nova versão, desta vez assinada por Manuela Dias. A trama deve substituir Mania de Você, que, por sua vez, entra na vaga de Renascer no horário nobre da Globo. Com isso, a emissora gostaria de contar com um elenco estelar e estaria considerando Regina Duarte.

Segundo o NaTelinha, uma ala da Globo estaria defendendo que a escalação da atriz poderia chamar a atenção para a trama. Afinal, ela foi Raquel na primeira versão da história. Além disso, o retorno de Regina também poderia gerar um buzz interessante, o que ajudaria a impulsionar a trama.

Porém, tanto a Globo quanto Regina Duarte negaram a informação. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a emissora negou que esteja conversando com a atriz. E a estrela, por sua vez, disse que ficou sabendo de tudo pela imprensa. Ou seja, por enquanto, o retorno de Regina Duarte à Globo só está confirmado mesmo em Rainha da Sucata…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor