Os perrengues de Aline (Barbara Reis) em Terra e Paixão estão apenas começando. A jovem, que continuará sendo perseguida por Antonio La Selva (Tony Ramos), vai se desesperar ao se dar conta de que não possui a escritura de suas terras.

Chocolate com Pimenta - Ary Fontoura e Mariana Ximenes
João Miguel Júnior / Globo

No entanto, nos próximos capítulos da novela das nove da Globo, a mocinha vai contar com uma ajuda sobrenatural para resolver este problema. Algo parecido com o que acontece com Ana Francisca (Mariana Ximenes, na foto acima com Ary Fontoura), na reprise de Chocolate com Pimenta (2003). As duas novelas são de autoria de Walcyr Carrasco.

[anuncio_1]

No olho do furacão

Terra e Paixão - Barbara Reis
Reprodução / Globo

Mesmo ameaçada pelo terrível Antonio La Selva, Aline não baixou a cabeça e decidiu produzir nas terras deixadas por seu marido, Samuel (Ítalo Martins). Porém, o poderoso empresário não vai deixar barato e colocará a heroína contra a parede.

Sem a escritura da propriedade nas mãos, Aline será ameaçada por Antonio, que alega ser o verdadeiro dono do lugar. Com isso, a professora e sua família ficam a um passo de serem despejados da fazenda.

Mas, de acordo com Patrícia Kogut, colunista de O Globo, a jovem conseguirá dar a volta por cima, contando com uma forcinha sobrenatural. Isso acontece quando Aline entra em desespero ao constatar que João (Matheus Assis), seu filho, desapareceu. Ela vai atrás dele e o encontra na mata, onde é recebida por Jurecê (Daniel Munduruku).

O indígena explica que foi Samuel quem os trouxe até ele. Em seguida, Jurecê entrega a Aline uma caixa, afirmando que era amigo do falecido marido da moça. Ele conta que Samuel previu que corria perigo e, por isso, pediu que guardasse a caixa. Aline, então, abre a caixa e se surpreende ao encontrar uma cópia da escritura das terras.

Remake disfarçado

Chocolate com Pimenta - Elizabeth Savala
Reprodução / Globo

A situação vivida por Aline lembra bastante a história de Ana Francisca, protagonista de Chocolate com Pimenta. Na trama, que é exibida em Edição Especial nas tardes da Globo, a jovem perdeu a fábrica de chocolates Bombom, que herdou do marido Ludovico (Ary Fontoura), após uma armação da vilã Jezebel (Elizabeth Savalla).

Sem saída, Aninha é obrigada a voltar para o sítio de vó Carmem (Laura Cardoso) e passa por uma série de dificuldades. Porém, ela consegue dar a volta por cima ao encontrar uma caixa que lhe foi entregue pelo próprio Ludovico, que, em seu leito de morte, pediu a jovem que a abrisse apenas se estivesse em dificuldades financeiras.

Aninha se surpreende ao encontrar um livro com receitas de bombons mágicos de chocolate com pimenta. E Ludovico, como um espírito, explica que as receitas secretas vão livrar a moça da miséria.

Sobrenatural

O Outro Lado do Paraíso - Fernanda Montenegro e Laura Cardoso
Raquel Cunha / Globo

Não é de hoje que Walcyr Carrasco apela para o sobrenatural em suas novelas. Em praticamente todas as suas tramas, há toques de magia, misticismo ou espiritualidade. Basta lembrar de Mercedes (Fernanda Montenegro, na foto ao lado de Laura Cardoso), de O Outro Lado do Paraíso (2017), que ouvia vozes e alertava Clara (Bianca Bin) sobre os perigos que a cercavam.

Mercedes até “curou” a violência de Gael (Sergio Guizé), que agredia Clara no início da trama. Num ritual, a idosa fez com que o vilão entrasse em transe e se lembrasse que apanhava da mãe, Sophia (Marieta Severo). Na mesma novela, Cleo (Giovana Cordeiro), neta de Mercedes, também descobre ter poderes sobrenaturais no decorrer da trama.

O autor também falou sobre vidas passadas em Alma Gêmea (2005), que tinha a reencarnação como temática. Já em Sete Pecados (2007), Carrasco criou um núcleo de personagens anjos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor