O “imortal” José Inocêncio (Marcos Palmeira) vê a morte se aproximar em Renascer. Recentemente, ele ficou desesperado após uma descoberta sobre seu facão. Depois, começou a receber sinais de que o fim está próximo.

Marcos Palmeira em Renascer
Marcos Palmeira em Renascer

Na trama escrita por Bruno Luperi, o fazendeiro jurou ao fincar seu facão nos pés do Jequitibá-Rei que não morreria nem de “morte matada”, nem de “morte morrida”. Desde então, ele teve o “corpo fechado”, sobrevivendo a várias tocaias.

Porém, nos próximos capítulos da trama das nove, ele se arrependerá do pacto que fez e tentará reverter. No entanto, o fazendeiro constatará que já é tarde demais para desfazer o acordo com o diabo.

Facão some do Jequitibá e desespera Inocêncio

Capítulos atrás, José Inocêncio se viu cada vez mais desanimado por conta das saudades que está sentindo de Maria Santa (Duda Santos). O fazendeiro ficou com desgosto da própria vida.

Tudo piorou por conta de uma crise no casamento com Mariana (Theresa Fonseca) e pela desilusão ao descobrir que José Bento (Marcello Melo Jr) negociou seu cacau justamente com Egídio (Vladimir Brichta).

Desesperado, ele buscou seu facão na tentativa de desfazer o pacto. Porém, ele não encontrou o objeto aos pés do jequitibá.

“Mas era pra tá aqui… Aos teus pés. Foi aqui que eu finquei o meu facão, aqui eu plantei minha alma… Aos teus pés, jequitibá-rei. Num foi, não? Num podem tê mexido nele… Ou então… Nem eu nem você taria mais aqui. Era pra tá aqui… Do teu lado, Maria Santa”, dirá, olhando para a cruz onde Santinha foi enterrada.

Perda trágica

Juan Paiva e Rodrigo Simas em Renascer
Juan Paiva e Rodrigo Simas em Renascer

Depois disso, José Inocêncio chegou à conclusão de que foi castigado por ter feito um pacto com o diabo e, como penitência, deve viver eternamente na companhia do cramulhão.

E isso ficou ainda mais evidente nos capítulos recentes de Renascer. O fazendeiro agora vive a dor de perder o filho José Venâncio (Rodrigo Simas), morto numa tocaia de Egídio. Para piorar, ele também vai descobrir que o filho mentiu sobre a gravidez de Buba (Gabriela Medeiros), o que o deixa ainda mais desanimado.

Inocêncio ainda vai crer, por vários capítulos, que o filho que Teca (Livia Silva) espera é seu neto. Mas ele sofrerá um duro golpe mais adiante, quando constatar que se trata de outra mentira.

A queda de José Inocêncio em Renascer

Mais adiante, quando a trama estiver caminhando para a reta final, José Inocêncio resolverá aproveitar a vida após sentir que a morte está se aproximando. Após deixar seu testamento pronto, ele deixará a fazenda Jequitibá-Rei e irá aproveitar o mundo.

Ele fará as malas, pegará um bom dinheiro e sairá por aí em busca de aventuras. Inocêncio decidirá que será a hora de viver intensamente depois de tantos anos aprisionado na fazenda. Já com a saúde fragilizada, ele terá até algumas atitudes excêntricas.

José Inocêncio morre em Renascer?

Depois dessa fase, José Inocêncio ficará ainda mais próximo de seu fim. Ele contará a Inácia (Edvana Carvalho) que durante o tempo que passou em Goiás avistou um cavaleiro enfeitado com uma espada e todo cheio de cores, empinando o cavalo em uma estrada que parecia não ter fim.

O fazendeiro explicará que o tal cavaleiro estava o chamando e dirá que não viu a cara dele. Inácia, então, afirmará que era a morte que o estava mandando um recado.

“E, se ela tava lhe chamano, vistida de cavalero, então ela num vai vim lhe buscá … Seo Zé Inocêncio é que tem que ir até ela…”, falará a cozinheira.

“Então eu vô durá mil anos”, avisará o protagonista.

No final de Renascer, no entanto, José Inocêncio praticamente implorará para morrer após definhar. João Pedro (Juan Paiva), então, arrancará o facão – que reaparecerá no jequitibá – e libertará o pai para partir.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.