O público reclamou dos capítulos minúsculos apresentados pela Globo na primeira semana de Alma Gêmea (2005) no Vale a Pena Ver de Novo. Mas, a partir desta segunda-feira (6), tudo será diferente.

Priscila Fantin em Alma Gêmea
Priscila Fantin em Alma Gêmea

Com o fim de Paraíso Tropical (2007), a trama de Walcyr Carrasco assume sozinha o fim de tarde da Globo. E promete deixar para trás os dias de capítulos com 10 minutos de duração. Na verdade, a emissora planeja uma maratona da história de Serena (Priscila Fantin).

Apostando alto na reprise do clássico da faixa das seis, a Globo ampliou o espaço do Vale a Pena Ver de Novo e exibirá capítulos enormes de Alma Gêmea.

Maratona

O Vale a Pena Ver de Novo nunca teve um horário muito definido na grade da Globo. A novela entra no ar entre 17h15 e 17h20, dependendo do filme da Sessão da Tarde e da programação que virá a seguir.

Mas, com Alma Gêmea, a emissora vai mudar isso. A partir da próxima segunda (06), a trama está prevista para começar mais cedo, às 17h05.

Com isso, de segunda a sexta-feira, os capítulos de Alma Gêmea serão enormes, com quase uma hora e meia de duração. A exceção será na quarta, dia de futebol, quando as novelas das seis, sete e nove começam mais cedo. Neste dia, Alma Gêmea terá uma hora de duração.

Estica que dá

Eduardo Moscovis em Alma Gêmea
Eduardo Moscovis em Alma Gêmea

Os capítulos enormes de Alma Gêmea não têm como propósito apenas manter o público na frente da TV por mais tempo. A Globo também pretende aproveitar a demanda comercial e abrir mais um intervalo durante a exibição da trama.

Assim, com exceção dos capítulos de quarta-feira, Alma Gêmea terá quatro intervalos comerciais. Com isso, o canal pretende aumentar o faturamento da faixa, apostando no bom retorno financeiro do repeteco.

Com capítulos tão compridos, a novela terá entre dois e três capítulos originais transformados em um. Com isso, o planejamento da Globo é que a reprise tenha 130 capítulos, bem menos que os 227 da primeira exibição.

Estreia em baixa

Apesar da aposta alta da Globo em Alma Gêmea, a reprise começou com números modestos de audiência. Seu primeiro capítulo, no ar em 29 de abril, marcou 13 pontos, número ligeiramente menor que o da estreia de Paraíso Tropical, que anotou 13,1.

No segundo dia, a audiência caiu ainda mais, registrando 11 pontos. Já o terceiro capítulo voltou aos 13 e o quarto episódio registrou uma ligeira subida, com 14 pontos, de acordo com dados do Kantar Ibope Media.

O fato de a novela dividir espaço com os capítulos finais de Paraíso Tropical pode explicar o desempenho morno.

A expectativa da Globo é que, a partir da semana que vem, Alma Gêmea embale e entregue bons números para No Rancho Fundo, alavancando seu horário nobre.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor