Bastou apenas um capítulo no ar para No Rancho Fundo superar toda a trajetória de Elas por Elas. A nova novela das seis entrou no ar há pouco mais de duas semanas e, de cara, registrou ótimos números, o que mostra que a Globo acertou em cheio com a nova aposta.

Alexandre Nero e Andréa Beltrão em No Rancho Fundo
Alexandre Nero e Andréa Beltrão em No Rancho Fundo

Ainda é cedo para cravar se a novela será um sucesso, mas o fato de bater a antecessora já na estreia e se manter em alta nos capítulos seguintes mostra que o canal reencontrou um público perdido. Ou seja, aparentemente, No Rancho Fundo reúne os ingredientes de uma novela que o público das seis aprecia, o que não aconteceu com Elas por Elas.

A comédia romântica de Mário Teixeira, aliás, parece ser uma fórmula que veio para ficar no horário das seis da Globo.

Como está a audiência de No Rancho Fundo?

O primeiro capítulo de No Rancho Fundo, exibido pela Globo em 15 de abril alcançou uma ótima audiência. A trama registrou média de 20,1 pontos no Kantar Ibope Media na Grande São Paulo.

Com este número, No Rancho Fundo empata com o recorde de audiência de Elas por Elas. A trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson registrou os mesmos 20,1 pontos em sua estreia, em 25 de setembro do ano passado.

Foi o recorde de audiência da trama anterior. Depois disso, Elas por Elas despencou ladeira abaixo e só conseguiu uma recuperação na reta final. Ainda assim, em nenhum momento, a novela superou os 20,1 pontos anotados na estreia. O último capítulo alcançou 20.

Já No Rancho Fundo vem se mantendo em alta desde sua  estreia, com capítulos que oscilam entre 18 e 20 pontos no Ibope, Sua média geral até aqui é de 19,1, enquanto a média de Elas com Elas fechou em 15,4.

Trama promissora

José Loreto em No Rancho Fundo
José Loreto em No Rancho Fundo

Normalmente, entre uma novela e outra, é normal que a audiência oscile. Mas, no caso de No Rancho Fundo, os números subiram logo de cara, o que é um bom sinal. O desempenho mostra que o público comprou a história desde o início e segue acompanhando a novela.

Isso não garante o sucesso, claro, já que qualquer história corre o risco de desandar. Mas o fato de No Rancho Fundo ter conseguido manter boa audiência desde a estreia mostra que a Globo deve ter mais tranquilidade na faixa das seis.

O bom desempenho também indica que o público do horário ansiava por uma novela nestes moldes. Ou seja, uma comédia romântica mais simples, açucarada, com uma pitada de ingenuidade. Algo que a “modernosa”, urbana e contemporânea Elas por Elas não conseguiu oferecer.

Receita clássica

No Rancho Fundo, assim como Mar do Sertão (2022) – trama da qual é uma espécie de “spin off” -, é uma novela engraçada, mas com os pés bem fincados no romance, fórmula que costuma agradar o público das seis.

Mário Teixeira conseguiu agradar o público com sua novela anterior. Mesmo que Mar do Sertão tenha tido uma história principal problemática, a trama se segurou no humor e nos personagens carismáticos.

O mesmo deve acontecer em No Rancho Fundo, que resgata na tela da Globo uma fórmula consagrada por Aguinaldo Silva no horário nobre: tramas nordestinas bem-humoradas que mesclam romance e crítica social e política. A receita perdeu espaço às 21h, mas se mostra uma ótima pedida às 18h.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor