Clássico de Manoel Carlos, Por Amor (1997) é uma das novelas mais queridas da TV brasileira. Personagens como Helena (Regina Duarte), Eduarda (Gabriela Duarte), Branca (Susana Vieira) e Laura (Vivianne Pasmanter) mexeram com os espectadores.

Por Amor - Gabriela Duarte e Regina Duarte
Divulgação / Globo

Tão marcante quanto os personagens criados por Maneco é a trilha sonora do folhetim. “Falando de Amor”, interpretada pelo Quarteto em Cy e MPB4 é, até hoje, bastante lembrada como a música que embalava a bela abertura da novela.

No entanto, uma das vozes da canção nos deixou recentemente. Cynara Ribeiro de Sá Leite, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, faleceu nesta terça-feira (11), vítima de insuficiência respiratória. Ela tinha 78 anos.

[anuncio_1]

Histórico

Quarteto em Cy
Divulgação / PMBM

Considerado o mais antigo quarteto vocal feminino do Brasil, o Quarteto em Cy surgiu em 1964, formado pelas irmãs Cynara, Cybele, Cylene e Cyva. Elas nasceram em Ibirataia, na Bahia, mas se mudaram para o Rio de Janeiro com a missão de emplacar uma carreira musical.

Na capital carioca, elas contaram com o apoio de Vinícius de Moraes. O grupo deslanchou ao interpretar canções de grandes compositores, como Toquinho, Dorival Caymmi, Chico Buarque, Tom Jobim e o próprio Vinícius.

O Quarteto em Cy também emplacou uma carreira internacional de sucesso, adotando o título The Girls From Bahia. Elas lançaram mais de 30 discos, tanto no Brasil quanto no exterior, e são consideradas um dos grupos mais importantes da Música Popular Brasileira.

Ao longo de sua trajetória, o Quarteto em Cy teve diversas formações. Do grupo original, Cybele faleceu em 2014. Desde 2016, o grupo era formado por Cyva, Cynara, Keyla e Corina, que seguiam fazendo shows.

Falecimento

Cynara - Quarteto em Cy
Guito Moretto

De acordo com a assessoria de imprensa do Quarteto em Cy, Cynara estava internada havia uma semana no Hospital Prontocor, no Rio de Janeiro. A artista havia sofrido um acidente doméstico e fraturado um fêmur.

No entanto, a cantora teve complicações após uma cirurgia e foi acometida de uma pneumonia, o que a deixou bastante debilitada. Em suas redes sociais, as integrantes do Quarteto em Cy lamentaram a perda.

“É com muito pesar que informamos que Cynara, integrante e fundadora do Quarteto em Cy, nos deixou hoje, dia 11, pela manhã. Agradecemos aos amigos, fãs, colegas virtuais, pelo carinho, amor e fraternidade”, diz o post no Instagram.

“Foi uma jornada musical incrível. Muitos projetos, principalmente pela família, que foi algo sagrado para ela. Cynara deixa três filhos, João, Irene e Francisco; quatro netos, Alice, Chiquinho, Tom e Vinícius; e duas irmãs em Cy, Cyva e Cilene. Obrigado pelo carinho”, concluíram.

Trilha sonora

Manoel Carlos
João Miguel Júnior / Globo

Uma das várias características marcantes da obra de Manoel Carlos é a trilha sonora de suas novelas. Fã de MPB e Bossa Nova, o autor fazia questão de incluir estas canções em suas tramas, o que dava um ar de crônica cotidiana carioca ainda mais evidente às suas novelas.

Em Por Amor, Quarteto em Cy e MPB4 conquistaram o público com “Falando de Amor”, o tema de abertura. No entanto, a trama também é lembrada por várias outras canções, como “Per Amore”, de Zizi Possi, ou “Palpite”, de Vanessa Rangel.

Outras novelas suas também ajudaram a impulsionar a música brasileira. Laços de Família (2000), por exemplo, consagrou “Como Vai Você”, na voz de Daniela Mercury; “Samba de Verão”, com Caetano Veloso; e “Corcovado”, clássico de Tom Jobim interpretado por Astrud Gilberto, com as participações de Tom Jobim, João Gilberto e Stan Getz. Já Mulheres Apaixonadas (2003) é rapidamente associada a “Pelas Luz dos Olhos Teus”, com Tom Jobim e Miucha.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor