Atualmente interpretado por Irandhir Santos no remake de Renascer, Tião Galinha marcou a carreira de Osmar Prado, que o interpretou na primeira versão da trama, em 1993. No entanto, essa não foi a primeira vez que o personagem apareceu em uma novela da emissora.

Lima Duarte no filme Eu, Tu, Eles
Lima Duarte no filme Eu, Tu, Eles

Tião Galinha aparece pela primeira vez na TV na novela Paraíso, escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1982. A trama também teve um remake, em 2009, no qual o personagem também apareceu.

Em busca do cramulhão

Em Renascer, Tião Galinha é um catador de caranguejo que se torna um trabalhador rural para dar uma vida melhor à esposa e aos filhos. Após descobrir que José Inocêncio (Antonio Fagundes/Marcos Palmeira) tem um diabinho numa garrafa que o teria enriquecido, Tião ficou obcecado com a ideia de ter um cramulhãozinho também.

Mas o tipo simplório que deseja vender sua alma ao diabo para melhorar de vida não surgiu em Renascer. O personagem, na verdade, apareceu primeiro em Paraíso, trama das 18h da Globo exibida em 1982.

Porém, o tipo tinha um outro nome, João das Mortes. O personagem surge na história buscando saber mais sobre o diabinho na garrafa de Eleutério (Claudio Correa e Castro). Sim, o cramulhãozinho engarrafado já havia aparecido em outra novela de Benedito Ruy Barbosa.

Quem foi o primeiro Tião Galinha?

Osmar Prado e Irandhir Santos
Osmar Prado e Irandhir Santos

Foi o próprio Osmar Prado quem revelou que João das Mortes era o “embrião” de Tião Galinha. O ator falou sobre o assunto numa entrevista ao Jornal do Brasil, em 19 de junho de 1993.

“Benedito vem desenvolvendo o Tião há tempos, ele já ganhou até um texto teatral. O personagem teve um participação episódica em Paraíso, feita por Lima Duarte, e em Renascer o Benedito quis que o papel fosse meu. É a terceira novela dele que faço e entre nós há uma correspondência, uma comunhão de vontades”, revelou.

Na trama, João das Mortes era um matador baiano que surgia na história procurando Eleutério. Ele tinha ouvido falar que o fazendeiro tinha um diabinho na garrafa e queria saber como conseguir um também.

“Um grande personagem”

Em 1982, o ator Lima Duarte vivia Zeca Diabo na série O Bem Amado. Na época, o artista já estava cansado de viver o mesmo personagem durante muito tempo e, por isso, celebrou a participação em Paraíso.

“João das Mortes é o embrião de um grande personagem”, declarou o ator ao Jornal do Brasil, em 5 de setembro de 1982.

O personagem também apareceu no remake de Paraíso, em 2009. Mas, curiosamente, teve o nome alterado para Zé das Mortes. Na trama, o tipo foi interpretado por Aramis Trindade.

Leia também:

Novo final? Saiba o que acontece com Tião Galinha em Renascer

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor