Trama que marcou o retorno de Benedito Ruy Barbosa à Globo após passagem pela extinta TV Manchete, Renascer (1993) será a próxima novela das nove da emissora carioca. No entanto, a obra passou por alguns problemas nos bastidores que mexeram com o rumo da história.

Pantanal - Jesuíta Barbosa e Osmar Prado
João Miguel Júnior / Globo

Folhetim escrito por Benedito após emplacar o fenômeno Pantanal (1990) na Manchete, Renascer mostra a saga da família de José Inocêncio, fazendeiro baiano que rejeita o próprio filho após a morte da esposa no parto.

Apesar do sucesso, a trama que teve Antônio Fagundes como protagonista enfrentou alguns contratempos nos bastidores. Além da rejeição de Adriana Esteves como Mariana, o folhetim teve até ator pedindo para sair: Osmar Prado (na foto acima, com Jesuíta Barbosa em Pantanal) foi alvo de um desentendimento que custou a vida de seu personagem.

[anuncio_1]

Ator pediu para deixar novela da Globo

Renascer - Osmar Prado
Osmar Prado em Renascer (Divulgação / Globo)

Na trama, Osmar Prado interpretou Tião Galinha, um dos tipos mais marcantes de Renascer. Ele tinha como função denunciar as condições precárias de vida e trabalho no Brasil.

Tião Galinha caiu nas graças do público, mas acabou deixando a novela antes do previsto por causa de um desentendimento entre Prado e um poderoso da Globo. A morte do personagem iria acontecer de qualquer forma, mas foi antecipada após a confusão.

Em entrevista à Revista Caras, de 19 de julho de 2015, o ator revelou que pediu para sair de Renascer.

“Durante a novela tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando. Aí eles botaram o Tião se suicidando. O Tião foi preso, foi para cadeia, e se matou”, expôs Osmar Prado.

[anuncio_2]

Rumo do personagem

Renascer

Na cena em que Tião Galinha morre, Osmar Prado também deu o seu toque. Ele pediu ao diretor Luiz Fernando Carvalho que seu personagem fosse humilhado.

“O Tião foi preso, foi para cadeia, e se matou. Aí falei pro Luiz Fernando Carvalho que a cena não estava completa. Como esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna”, contou.

[anuncio_3]

Mudança em Renascer?

Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi
Os autores Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi (Divulgação / Globo)

O remake de Renascer, assim como Pantanal, está sendo escrito por Bruno Luperi, neto de Benedito Ruy Barbosa. A dúvida sobre a nova versão é se Tião Galinha terá o rumo previsto na sinopse ou se seguirá com o desfecho que só aconteceu porque o ator pediu para sair.

É um caso parecido com o que aconteceu no remake de Pantanal (2022), em que Madeleine (Karine Teles) morreu porque Ítala Nandi, que interpretou a personagem na década de 1990, quis deixar a novela naquela época.

No caso de Pantanal, Luperi manteve o rumo que o avô escreveu 32 anos antes. Resta saber se na releitura de Renascer ele terá a mesma atitude ou se irá alterar o destino de alguns personagens.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.