Quem acompanha Renascer, atual novela das nove da Globo, viu recentemente a morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), um dos filhos de José Inocêncio (Marcos Palmeira). Assim como ele, outro personagem está com os dias contados na trama. Os dois foram proibidos de continuar na produção original, em 1993, por conta de brigas nos bastidores.

Joana (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer
Joana (Alice Carvalho) e Tião Galinha (Irandhir Santos) em Renascer (divulgação/Globo)

Uma das cenas mais impactantes de Renascer, a morte de Tião Galinha (Irandhir Santos) será alterada no remake. Com isso, o desfecho trágico do personagem, que também deixa a novela antes do fim, passará por mudanças.

A decisão foi tomada pelo autor Bruno Luperi e pelo diretor artístico Gustavo Fernandez. Desde que iniciou a adaptação da obra concebida por seu avô, Benedito Ruy Barbosa, o novelista vem promovendo várias alterações.

Luperi tem se preocupado principalmente em atualizar tramas que mudaram com o tempo, já que a primeira versão da trama foi produzida em 1993.

Como Tião Galinha morre em Renascer?

Na época, Tião Galinha se matou na prisão. O matuto, que sempre sonhou em ficar rico para tirar a família da miséria, acabou sendo preso injustamente depois de ser acusado de participação em um atentado contra Egídio (Vladimir Brichta).

Humilhado e pisado, o ex-catador de caranguejos não suporta tamanha desgraça e decide tirar a própria vida na prisão, onde se enforca e é encontrado morto.

Globo muda o fim trágico

Osmar Prado em Renascer
Osmar Prado em Renascer

A cena, porém, sofrerá mudanças na nova versão de Renascer. De acordo com informações do jornal O Globo, o fim trágico de Tião Galinha que marcou a primeira versão do folhetim foi considerado chocante para ser levado ao ar da mesma forma atualmente.

O autor Bruno Luperi e o diretor Gustavo Fernandez avaliaram que a cena em que o personagem surge enforcado na prisão é inapropriada para os dias atuais. Por conta disso, a equipe da novela agora pensa em uma maneira diferente de retratar a morte de Tião.

Morte de Tião Galinha foi antecipada após briga

Na primeira versão de Renascer, a morte de Tião Galinha já estava prevista desde o início, ao contrário do que aconteceu com José Venâncio, cujo desaparecimento foi decidido após atritos da direção com o intérprete do personagem, Taumaturgo Ferreira.

No entanto, o desfecho trágico do personagem acabou sendo antecipado depois que Osmar Prado, que interpretava o peão, teve uma briga com um poderoso diretor da Globo.

“Durante a novela tive um embate com um executivo da Rede Globo e eu pedi pra sair, pra antecipar a morte do Tião, com ele no auge. Ele ia morrer, mas não sabia quando. Aí eles botaram o Tião se suicidando”, contou o ator em entrevista à revista Caras, em 19 de julho de 2015.

Prado ainda revelou que deu sugestão para mudar a cena na ocasião.

“O Tião foi preso, foi para cadeia, e se matou. Aí falei pro Luiz Fernando Carvalho (o diretor) que a cena não estava completa. Como esse personagem, com tanta força, vai se matar por nada? Disse que queria uma bofetada na minha cara, bater em uma pessoa digna”, completou.

Ainda não há previsão para a exibição da cena no remake de Renascer.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.