Quem acompanha as notícias sobre televisão já sabe que a Globo fará uma nova versão de Vale Tudo (1988). O clássico ganhará um remake pelas mãos de Manuela Dias e a estreia deve acontecer em março de 2025, substituindo Mania de Você – que, por sua vez, sucede Renascer.

Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo
Regina Duarte e Gloria Pires em Vale Tudo

Mas, apesar de a imprensa estar há tempos adiantando detalhes do remake, a Globo faz a egípcia e prefere não confirmar a novidade. Tanto que a autora Manuela Dias esteve recentemente no Conversa com Bial, mas desconversou a respeito de seu próximo trabalho.

O silêncio da Globo em torno de Vale Tudo tem explicação. A emissora não quer repetir o mesmo erro de Um Lugar ao Sol (2021), maior fiasco da faixa das 21h.

Qual novela substituirá Mania de Você em 2025?

Considerada uma das melhores novelas de todos os tempos, Vale Tudo ganhará um remake que vai celebrar os 60 anos da Globo em 2025. Caberá a Manuela Dias, autora de Amor de Mãe (2019), atualizar o texto de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères.

A novelista, inclusive, foi entrevistada por Pedro Bial no Conversa com Bial desta quarta-feira (15). Manuela Dias falou sobre várias de suas obras, entre elas a série Justiça 2 e o livro O Diário de Dona Lurdes, que virou filme. Mas não falou nada sobre Vale Tudo.

Mas Bial deu uma pista sobre o que vem por aí. O jornalista deixou claro que Manuela Dias se dedica a um novo projeto, mas que o assunto ainda é “segredo”.

“Tem uma coisa que ela tá fazendo para a Globo, para os 60 anos que completa a emissora no ano que vem. Vocês vão ficar morrendo de curiosidade para saber, mas eu não posso dizer nem ela. A gente é muito obediente. Pessoal lá em cima, nossos líderes falaram que não pode falar disso. Mas é bom que cria um suspense. O que será? Será que vale? Será que vale?”, entregou Bial.

Qual o erro da Globo com Um Lugar ao Sol?

Marcos Palmeira e Dira Paes
Marcos Palmeira e Dira Paes em Pantanal (Divulgação / Globo)

Ou seja, na prática, Pedro Bial confirmou que Manuela Dias trabalha na nova versão de Vale Tudo. Mas, ao mesmo tempo, deixou claro que a determinação da direção da Globo, neste momento, é não adiantar nada sobre a novela das 21h do ano que vem.

De acordo com o site F5, da Folha de S. Paulo, a “proibição” em torno de Vale Tudo se dá porque a Globo não quer repetir o mesmo erro cometido em 2021. Há três anos, a emissora anunciou o remake de Pantanal (2022) quando sua antecessora, Um Lugar ao Sol (2021), ainda não havia estreado.

Bem antes de a novela de Lícia Manzo entrar no ar, a Globo confirmou a nova versão de Pantanal, com direito a matéria no Fantástico e entrevistas com o autor Bruno Luperi e Ricardo Waddington, então diretor geral dos Estúdios Globo. Tudo isso criou um enorme hype em torno da novela.

Lição aprendida

O fato de a Globo ter confirmado Pantanal antes da estreia de Um Lugar ao Sol acabou ofuscando a história dos gêmeos Christian e Renato (ambos Cauã Reymond). O interesse do público e da imprensa em torno de Pantanal ficou muito maior do que da novela que estava prestes a estrear.

Assim, Um Lugar ao Sol perdeu o status de “primeira novela inédita após a pandemia da Covid-19” para virar mero tapa-buracos, como uma “sala de espera” para Pantanal. A trama sequer teve direito a uma divulgação decente.

Ao que tudo indica, a Globo não quer repetir o mesmo erro. Por isso, o canal só deve confirmar o remake de Vale Tudo depois que Mania de Você estrear. A emissora não quer ofuscar o lançamento da obra de João Emanuel Carneiro criando um hype desnecessário em torno da novela de Manuela Dias.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor