Um dos personagens de maior destaque da segunda fase de Renascer é José Venâncio, vivido pelo ator Rodrigo Simas. O publicitário bem-sucedido vê seu casamento com Eliana (Sophie Charlotte) chegar ao fim ao se apaixonar por Buba (Gabriela Medeiros).

Rodrigo Simas em Renascer
Rodrigo Simas em Renascer

Na primeira versão da novela, exibida em 1993, Taumaturgo Ferreira deu vida ao personagem, que morreu ainda no início da trama por conta de desentendimentos entre o ator e a direção da trama. Dois anos depois, o ator detonou o trabalho do autor Benedito Ruy Barbosa em uma entrevista.

[anuncio_1]

Morte polêmica

Taumaturgo Ferreira em Renascer
Taumaturgo Ferreira em Renascer

Em 1993, o triângulo amoroso formado por José Venâncio, Eliana (Patrícia Pillar) e Buba (Maria Luisa Mendonça) também chamou a atenção do público em Renascer. No entanto, essa história não teve vida longa dentro da novela, já que Venâncio morreu assassinado em uma tocaia destinada ao pai, José Inocêncio (Antonio Fagundes).

Na época, já havia rumores de desentendimentos entre Taumaturgo Ferreira e a direção da novela, o que teria culminado com a saída do ator de Renascer. O que foi dito na época era que Benedito Ruy Barbosa não estava satisfeito com a atuação do intérprete, que foi considerada “sofisticada” demais para o personagem.

Porém, na época, o autor negou qualquer problema e afirmava que já estava prevista a morte de um dos filhos do protagonista, como uma espécie de “pagamento” pelo pacto do fazendeiro com o cramulhão. Mas é fato que Taumaturgo Ferreira deixou a Globo após o episódio e só retornou anos depois.

[anuncio_2]

“Sabia que ele não desenvolveria bem meu papel”

 

Dois anos depois, Taumaturgo Ferreira voltou ao ar na tela da Band. O ator vivia o taxista Arruda na novela A Idade da Loba, uma produção da TV Plus para o canal da família Saad. Por conta do novo trabalho, o ator deu uma entrevista ao Jornal do Brasil, em 6 de junho de 1995, e relembrou o episódio envolvendo Renascer.

Ao ser perguntado sobre o que de fato aconteceu na novela, Taumaturgo afirmou que não sabia, mas aproveitou para detonar o trabalho de Benedito Ruy Barbosa.

“Acho que nunca vou saber [o que aconteceu]. Sei que o Luiz Fernando Carvalho me convidou para fazer a novela e que nós combinamos como seria a linha do personagem. Como já conhecia o Benedito, sabia que ele não desenvolveria bem meu papel. O que aconteceu: a história do Venâncio acabou em uma semana. Mesmo assim nunca reclamei de nada com ninguém”, disparou.

Mas o ator fez uma autocrítica e assumiu que teve uma postura nos bastidores da qual se arrepende.

“Houve também um episódio dentro do estúdio, quando modifiquei uma fala e disse brincando que podiam até me tirar da novela, mas não diria o texto original nem por decreto, porque não combinava com o estilo do personagem. Hoje me arrependo amargamente de ter dito isso. Nem Marlon Brando falava assim”, reconheceu.

Ao ser perguntado se voltaria a trabalhar com Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho, Taumaturgo Ferreira foi curto e grosso:

“Eu não. Mas também acho que eles não estão nem aí comigo”, finalizou.

[anuncio_3]

Crise confirmada

Taumaturgo Ferreira
Taumaturgo Ferreira (Reprodução / Web)

Em dezembro de 2021, em entrevista ao O Globo, Taumaturgo Ferreira voltou ao assunto e confirmou que a maneira como interpretou José Venâncio em Renascer gerou desconforto nos bastidores.

“Eu fui cancelado. Durou seis anos. Queriam que eu fizesse uma coisa mais rural, da Bahia. Eu tinha combinado com o diretor que meu personagem não teria sotaque nem falaria ‘oxente’ e ‘painho’. Porque ele era um cara que tinha estudado fora, mais sofisticado, namorava uma hermafrodita… Eu não via sentido. Combinei com o diretor para não fazer. Só que se esqueceram de combinar com os russos (risos)”, revelou.

“Aí me picharam, disseram que eu fazia um papel muito afetado e sofisticado para aquela família. Fui sentindo uma resistência. Me expulsaram no capítulo 50 ou 60, não lembro. E nessa hora aparece todo mundo que não vai com a sua cara para chutar cachorro morto”, concluiu o ator.

José Venâncio morre em Renascer?

Rodrigo Simas em Renascer
Rodrigo Simas em Renascer

Como a morte de José Venâncio na primeira versão de Renascer aconteceu por problemas de bastidores, havia uma expectativa acerca da possibilidade de uma mudança no remake. Muita gente acreditava que Bruno Luperi, que atualiza o texto do avô Benedito Ruy Barbosa, fosse salvar o personagem desta vez.

Porém, isso não deve acontecer. O próprio autor confirmou que não pretende fazer alterações drásticas nos rumos do folhetim da Globo.

“Algumas coisas são imutáveis. Vou pegar o caso de Pantanal. Quando você tem o acidente da Madeleine [Karine Teles] e ela sai da história, a história toda muda. Se ela fica, você não pode contar aquela história. Então, algumas decisões têm que ser aceitas, mas tentando dar um sentido maior, tentando compor um pouco melhor aquilo tudo”, explicou o roteirista, ao jornal O Globo.

“Na versão original [de Renascer], eu tinha cinco anos. Fiquei indignado com meu avô na morte do Venâncio: ‘Por que você matou ele?’. Hoje, com a experiência que tenho, eu entendo o que aconteceu. Tem uma história maior sendo contada”, finalizou.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor