A morte de José Venâncio (Rodrigo Simas) vai manter o destino que o personagem teve na primeira versão de Renascer, quando era interpretado por Taumaturgo Ferreira. No entanto, a sequência da tragédia sofreu mudança no remake, com alterações feitas pelo autor Bruno Luperi, que adiou o acontecimento.

Taumaturgo Ferreira como José Venâncio em Renascer
Taumaturgo Ferreira como José Venâncio em Renascer

Na releitura do folhetim, o publicitário ainda será morto por engano após Egídio (Vladimir Brichta) se vingar de José Inocêncio (Marcos Palmeira) tentando matar João Pedro (Juan Paiva) em uma emboscada.

Mas a sequência terá uma mudança bastante significativa, com o envolvimento do patriarca, algo que diferenciará da primeira versão, quando Inocêncio não participou da cena.

Como José Venâncio morreu na primeira versão de Renascer?

Na trama de 1993, a morte de José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) aconteceu no capítulo 59, quando ele foi atingido por um tiro em uma emboscada armada por Teodoro (Herson Capri) – renomeado para Egídio no remake – para atingir José Inocêncio (Antonio Fagundes).

Originalmente, João Pedro (Marcos Palmeira) foi encontrar o irmão no aeroporto e os dois estavam indo para a fazenda Jequitibá-Rei. No caminho, o carro em que eles estavam foi alvejado por vários tiros.

Um dos disparos atingiu o pneu do veículo, fazendo com que João perdesse o controle e saísse da estrada. Um dos tiros, porém, acertou Venâncio, que morreu ali mesmo nos braços do irmão.

Briga nos bastidores

Marcos Palmeira e Taumaturgo Ferreira em Renascer
Marcos Palmeira e Taumaturgo Ferreira em Renascer

Na época, a morte de José Venâncio não estava prevista originalmente na sinopse e aconteceu por conta de um desentendimento nos bastidores de Renascer. Intérprete do personagem, Taumaturgo Ferreira acabou protagonizando uma confusão com a equipe da trama.

Tudo foi causado por uma diferença em seu personagem. Enquanto o restante do elenco tinha sotaque baiano, o ator havia combinado com o diretor Luiz Fernando Carvalho para que Venâncio falasse de um jeito “sofisticado”, sem sotaque.

Mas a decisão de Ferreira não caiu nada bem nos bastidores e se criou a maior confusão. O autor Benedito Ruy Barbosa, então, resolveu tirar o personagem da história e o matou.

“Eu tinha combinado uma coisa e segui fazendo aquilo. Talvez eu tenha sido mal-interpretado, acharam que eu fui arrogante. O fato é que, quando me tiraram, eu não assisti mais e não dei um pio”, declarou o ator em entrevista ao jornal O Globo anos atrás.

Mudança no remake

Apesar de seguir a versão original ao matar José Venâncio, o remake de Renascer terá mudanças importantes na sequência que vai ao ar no capítulo 79, nesta segunda-feira (22).

O publicitário estará indo embora de Ilhéus após desistir de revelar para o pai a farsa sobre a gravidez de Buba (Gabriela Medeiros). Na fazenda, José Inocêncio terá um pressentimento enquanto o filho corre perigo.

Depois de ser atingido pelo tiro, Venâncio será levado por João Pedro até a casa de Morena (Ana Cecília Costa) e Deocleciano (Jackson Antunes). Quase desmaiado, ele vai delirar e chamará pela falecida mãe, Maria Santa (Duda Santos). Somente depois ele morrerá, se despedindo da novela.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.