Expulso: quem viveu José Venâncio na primeira versão de Renascer

Saiba quem era o ator que vivia o personagem que agora é interpretado por Rodrigo Simas

Whatsapp

José Venâncio, papel de Rodrigo Simas no remake de Renascer, já tem data prevista para deixar a atual novela das nove da Globo. É que o personagem foi retirado da trama de Benedito Ruy Barbosa em 1993 e isso deve se repetir na versão de 2024.

Rodrigo Simas em Renascer
Rodrigo Simas em Renascer

Vivido por Taumaturgo Ferreira nos anos 90, o personagem foi eliminado do folhetim a pedido da alta diretoria da Globo, que não gostou nada do tom do ator impresso a um dos filhos de Zé Inocêncio (Antonio Fagundes em 1993, e Marcos Palmeira no remake) no drama rural.

Terceiro entre os herdeiros do produtor de cacau, Venâncio estudou fora e deixou para trás a vida no melhor estilo caipira que tinha na Bahia. Por isso, o ator pensou que abandonar o “capirês” seria a melhor forma de interpretar a complexa figura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por que José Venâncio sai de Renascer?

Taumaturgo Ferreira em Renascer
Taumaturgo Ferreira em Renascer

Mas Taumaturgo deu com os burros n’agua. Irritados com a forma do ator interpretar o tipo que era casado com Eliana (Patrícia Pillar), mas tinha problemas conjugais, o artista foi convidado pela alta cúpula do canal a se retirar da produção.

Leia mais

“Eu fui cancelado [na Globo]. Durou seis anos. Queriam que eu fizesse uma coisa mais rural, da Bahia. Eu tinha combinado com o diretor que meu personagem não teria sotaque nem falaria ‘oxente’ e ‘painho’. Porque ele era um cara que tinha estudado fora, mais sofisticado, namorava uma hermafrodita [hoje intersexo]”, explicou o artista quase 20 anos mais tarde.

“Eu não via sentido. Combinei com o diretor para não fazer. Só que se esqueceram de combinar com os russos (risos)”, contou Taumaturgo ao O Globo em 2021.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

José Venâncio morre em Renascer?

Taumaturgo Ferreira
Taumaturgo Ferreira (Reprodução / Web)

Na primeira versão, José Venâncio morre em Renascer após cair em uma tocaia originalmente armada para matar Zé Inocêncio.

Taumaturgo deixou a novela entre o segundo e o terceiro mês de novela e os seus conflitos acabaram repassados ao irmão José Augusto (Marco Ricca), quem acabou ficando com Buba (Maria Luísa Mendonça) – personagem intersexo – no final.

“Aí me picharam, disseram que eu fazia um papel muito afetado e sofisticado para aquela família. Fui sentindo uma resistência. Me expulsaram no capítulo 50 ou 60, não lembro. E nessa hora aparece todo mundo que não vai com a sua cara para chutar cachorro morto”, reclamou o ator.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, apesar da crise, o ator acabou retornando à Globo em 1998, participando de episódios de Mulher e Você Decide, além da minissérie Labirinto. O retorno às novelas aconteceu em 1999, em Andando nas Nuvens. Taumaturgo Ferreira segue na ativa e seus trabalhos mais recentes aconteceram nas séries Ilha de Ferro (2018), no Globoplay, e B.O. (2023), na Netflix.

Whatsapp


Leia também