Depois de reviver Stenio – seu personagem em Salve Jorge (2012) – em Travessia (2022), Alexandre Nero está de volta às novelas. O ator vive Tico Leonel em No Rancho Fundo, nova trama das seis da Globo.

Andréa Beltrão e Alexandre Nero em No Rancho Fundo
Andréa Beltrão e Alexandre Nero em No Rancho Fundo

Um dos protagonistas da trama, o personagem é marido de Zefa Leonel (Andréa Beltrão) e traz Alexandre Nero num tipo bem diferente do que o ator já fez na TV. E a pedido dele, diga-se.

Inicialmente, Nero havia sido escalado para outro personagem, mas pediu à direção da trama para encarnar Seu Tico, o pai da mocinha Quinota (Larissa Bocchino).

Quem é Seu Tico Leonel em No Rancho Fundo?

Em No Rancho Fundo, Seu Tico Leonel é casado com Zefa Leonel, a grande chefe da família. Eles são pais de Quinota (Larissa Bocchino), Zé Beltino (Igor Fortunato) e Juquinha (Tomás de França), e também criam vários afilhados.

Enquanto Zefa é uma mulher forte e decidida, Seu Tico faz o tipo mais inocente, que leva uma vida simples. Seu jeito ingênuo, aliás, criará problemas para a família, que se muda da pequena Lasca Fogo para a grande Lapão da Beirada. Tico ficará deslumbrado com as novas oportunidades, sem se dar conta dos perigos que elas representam.

Trata-se de um tipo diferente na carreira de Alexandre Nero, que já fez “bons moços”, como em A Favorita (2008) e Paraíso (2009), e também vilões, como em Nos Tempos do Imperador (2021). Fez ainda dois “anti-heróis” marcantes, o Comendador de Império (2014) e o dúbio Romero Rômulo de A Regra do Jogo (2015).

Pediu para fazer

Alexandre Nero em No Rancho Fundo
Alexandre Nero em No Rancho Fundo

Alexandre Nero comemora o novo personagem. Em conversa ao site TV Pop, durante o lançamento da trama das seis, o ator revelou seu entusiasmo com o trabalho, ressaltando a diferença entre o atual personagens e os demais de sua carreira.

“A maneira acentuada do humor, o gênero… Ele passeia num tom maior no humor e na comédia, dá para transitar mais nas escolas que tive, no teatro de rua, espetáculos de rua, na grande eloquência da palhaçaria, na melancolia da palhaçaria, na hipérbole da palhaçaria”, explicou.

Na mesma conversa, Nero revelou que foi ele quem pediu para interpretar Tico Leonel.

“Eu tenho sorte de me chamarem para personagens diferentes do que tenho feito, e quando não me chamam, eu peço para me trocarem, e eles trocam. Com Seu Tico aconteceu isso. Me trocaram, eu ia fazer o vilão, eu pedi para não fazer o vilão, e eu me apaixonei pelo Seu Tico logo de cara. Isso faz com que eu venha com uma força maior, mais gás”, revelou o ator.

Estrela da Globo

Com status de estrela na Globo, Alexandre Nero tem a chance de escolher personagens na emissora. Mas nem sempre foi assim. Da estreia em A Favorita, foram vários coadjuvantes de sucesso até chegar ao posto de protagonista do horário nobre, em Império.

Em conversa com a Folha de S. Paulo, de 14 de abril de 2024, o ator contou que sua escalação como o Comendador foi uma aposta de Aguinaldo Silva, autor da trama.

“A Globo era contra [a escalação], mas entendo perfeitamente. A empresa quer nomes em que possa confiar”, revelou. “Joguei minha expectativa lá embaixo. Tinha certeza de que ia dar errado”, completou ele.

Mas deu certo. Império foi um sucesso de audiência, conquistou o Emmy Internacional de Melhor Novela e a carreira de Alexandre Nero só ascendeu desde então.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor