Nova novela das seis da Globo, No Rancho Fundo acompanhará a trajetória da mocinha Quinota (Larissa Bocchino). A história é ambientada nas cidades de Lasca Fogo e Lapão da Beirada.

Andréa Beltrão, Larissa Bocchino e Alexandre Nero em No Rancho Fundo
Andréa Beltrão, Larissa Bocchino e Alexandre Nero em No Rancho Fundo

O folhetim escrito por Mário Teixeira que mostrará a saga da família Leonel Limoeiro, liderada pela matriarca Zefa Leonel (Andréa Beltrão) se passa no sertão do Cariri, no interior da Paraíba.

É essa região que serve de inspiração para a trama, uma comédia romântica contemporânea protagonizada por Larissa Bocchino (Quinota), Túlio Starling (Artur) e José Loreto (Marcelo).

Lasca Fogo e Lapão da Beirada existem?

As cidades de Lasca Fogo e Lapão da Beirada, onde a novela é ambientada, não existem na realidade. As localidades são fictícias e criadas em duas cidades cenográficas erguidas nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro.

A cenografia foi construída pela equipe liderada pela cenógrafa Anne Bourgeois, que buscou referências em cidades do Norte e Nordeste. As casas da novela reúnem característica arquitetônica comum no interior dessas regiões.

“Temos uma fábula, então existe a liberdade para construir esse lugar que não existe, mas que, ao mesmo tempo, carrega essa estética tão comovente que há no coração do nosso país”, explicou Anne.

Cidade cenográfica

Cidade cenográfica de No Rancho Fundo
Cidade cenográfica de No Rancho Fundo

O distrito de Lasca Fogo foi o ponto de partida do projeto cenográfico da novela, já que é lá que se passam as cenas iniciais da história. Para a casa dos Leonel Limoeiro, a equipe da novela se inspirou em residências coloridas de Pernambuco.

Já a cidade cenográfica de Lapão da Beirada ocupa 6,7 mil metros quadrados de área nos Estúdios Globo. A localidade tem como maior símbolo de sua face cosmopolita o Grande Hotel São Petersburgo, que conta com referências europeias e um misto de estilos.

O hotel está situado na movimentada rua Vileganhon, que tem como inspiração algumas cidades históricas tombadas, como Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

Onde foi gravada a novela No Rancho Fundo?

Para ambientar as cenas da trama, a Globo realizou viagens para pelo menos três cidades. A cena do desmoronamento da Gruta Azul onde Zefa trabalha como garimpeira foi gravada em três locações.

As sequências gravadas na Gruta Azul, onde será encontrada a pedra valiosa que deixará a família Leonel rica, foram divididas em três partes e tiveram duração de cerca de 15 dias.

As gravações externas dessas cenas de No Rancho Fundo aconteceram nas cidades de Socorro (SP), Diamantina (MG) e Mariana (MG). Uma equipe de cerca de 140 pessoas foi mobilizada para a viagem.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.