Foi-se o tempo em que bastava aos autores da Globo apenas apontar com o dedo quais os atores queriam em suas novelas. Esse cenário mudou desde que a emissora decidiu cortas gastos e praticamente extinguir seu elenco fixo.

Larissa Manoela em Além da Ilusão
Larissa Manoela em Além da Ilusão (divulgação/Globo)

Contratos com artistas que permaneceram no canal foram renegociados, com novos moldes. Só que a conta dessa atitude chegou, como se as estrelas atingidas estivessem dando o troco na emissora.

Esses novos tempos provocaram a saída de artistas importantes, como aconteceu recentemente com Marina Ruy Barbosa e Larissa Manoela.

Nos últimos anos, a Globo passou por um processo de reestruturação chamado Uma Só Globo, em que cortou uma série de custos para aumentar os lucros e se manter como uma empresa saudável financeiramente.

Com essa decisão, a emissora enxugou o número de funcionários drasticamente, cortando pessoal nos bastidores e na frente das câmeras. E isso incluiu também os artistas que tinham contrato fixo.

Desde então, a Globo tem encontrado dificuldades para fechar com estrelas para suas novelas e levou alguns “nãos”.

Confira cinco exemplos:

Bruna Marquezine

Uma das atrizes em destaque que iniciou isso foi Bruna Marquezine. Após protagonizar Deus Salve o Rei (2018), ela deixou o canal carioca em 2020, decidida a focar em outros projetos.

“Minha saída da Globo foi muito em cima disso. Eu já estava questionando a minha paixão pelo ofício. Eu tinha feito tanto naquele formato da novela, que eu amo e respeito, mas fiz 14 novelas, e quando eu vi que aquilo não era o que me movia mais, ou eu recalculava a rota ou eu desistia disso. E ainda bem que deu tudo certo”, disse ela.

Desde então, a atriz não apareceu mais na emissora.

Grazi Massafera

Grazi Massafera em Tempos Modernos
Grazi Massafera em Tempos Modernos (Divulgação / Globo)

Após viver a mocinha Paloma em Bom Sucesso (2019), Grazi Massafera se despediu da Globo em novembro de 2021. Ela chegou a voltar ao canal para uma participação em Travessia (2022), mas não passou disso.

Depois, a atriz fechou com a HBO para protagonizar o remake de Dona Beja, a nova novela da Max. Recentemente, ela teria recebido o convite para estar no elenco da próxima novela das seis da Globo, Tutti-Frutti, mas teria recusado.

Bianca Bin

Outra que deixou a Globo foi Bianca Bin. Depois do sucesso como a vingativa Clara em O Outro Lado do Paraíso (2017), ela não teve seu contrato renovado em 2019, após recusar papéis.

Ela quase retornou à emissora com um vínculo por obra certa em 2022 na série Cine Holliúdy, mas deixou o elenco da produção após não concordar com a empresa sobre o número de folgas por semana.

No ano passado, Bianca Bin fez participação em Terra e Paixão (2023), mas não retornou ao canal para mais nenhum outro projeto fixo.

Larissa Manoela

Com o nome em alta, Larissa Manoela já chegou na Globo protagonizando Além da Ilusão (2022), na faixa das 18h. Mesmo com o desejo da emissora em renovar seu contrato, ela preferiu sair.

Em 2023, a rede chegou a sondar a atriz para o elenco de Terra e Paixão, mas ela declinou do convite. Também a convidou para protagonizar uma série de Rosane Svartman e Claudia Sardinha, mas levou outro não.

Neste ano, a Globo voltou a tentar a contratação de Larissa para viver uma vilã em Tutti-Frutti, trama assinada por Alessandra Poggi, que também escreveu Além da Ilusão. Porém, a artista recusou novamente.

Marina Ruy Barbosa

O outro “não” que a Globo levou recentemente foi dado por Marina Ruy Barbosa. De acordo com informações do site Notícias da TV, a emissora teria o desejo de renovar o contrato fixo da artista.

No entanto, Marina recusou a proposta e decidiu encerrar o vínculo com a emissora, mesmo a direção do canal tendo lhe oferecido um papel importante no remake de Vale Tudo, que estreia em 2025. Tempos difíceis.

Compartilhar.

Publicitário e roteirista, escreve sobre televisão desde 2013. Com passagem por diversos sites, atuou como redator, editor e repórter, função que proporcionou entrevistar grandes nomes. Um apaixonado por televisão, que ama novelas desde que se entende por gente.