Que a esposa de Silvio Santos, ícone da televisão brasileira que nos deixou neste sábado (17), aos 93 anos, era a empresária, jornalista, escritora e autora Íris Pássaro Abravanel, todo mundo sabe. Ela é mãe de quatro das seis filhas do apresentador – Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata.

Silvio Santos e sua família nos anos 1960
Silvio Santos e sua família nos anos 1960

O que muitos não sabem é que, antes de se casar com Íris, o apresentador Silvio Santos teve um outro casamento. Sua primeira esposa, Maria Aparecida Vieira Abravanel, morreu no dia 22 de abril de 1977, vítima de um câncer no estômago.

Quem foi a primeira esposa de Silvio Santos?

Foi com Cidinha – como era chamada carinhosamente pelo marido e pelos amigos próximos – que Silvio Santos teve sua primeira filha, Cíntia.

Também foi ao lado da parceira que ele adotou Sílvia, a filha “número dois”.

Mas, se você pensa que o casamento do showman foi um evento muito comentado na época, engana-se fortemente. Pelo contrário, a união foi escondida pelo apresentador por cerca de 20 anos.

Na época, muitos homens famosos escondiam namoros e casamentos para não perderem a atenção do público feminino.

E Silvio foi um deles. Para manter a imagem de galã e solteirão convicto, ele escondeu sua esposa, Cida, e suas duas filhas. Assim, supostamente, não perderia o interesse de suas fãs apaixonadas.

O que aconteceu com a primeira esposa de Silvio Santos?

Cidinha e Silvio Santos
Cidinha e Silvio Santos

Para muitos admiradores do “Homem do Baú”, sua atitude foi imatura, mesmo que para a época fosse algo comum. Outros até julgaram a atitude machista, afinal, esconder a esposa para não perder o interesse das mulheres e dar esperança a elas chega a ser um ato de covardia.

Fato é que o próprio Silvio Santos admitiu o erro, mesmo com atraso. Mais de 10 anos depois do falecimento de Cidinha, em 1988, em histórica edição do Show de Calouros, o apresentador disse que não assumir o seu casamento e suas filhas foi uma das maiores tristezas e arrependimentos de sua vida.

“Eu já fui do tempo daqueles que faziam onda. Quando eu me lembro da minha mulher que morreu. Quando eu me lembro que eu dizia que era solteiro. Quando eu me lembro que eu escondia minhas filhas para ser o galã, ser o herói. Quando eu falo com a minha consciência, eu acho que é uma das coisas mais imperdoáveis que eu fiz diante da minha imaturidade”, disse o animador em conversa com Hebe Camargo.

“Hoje, eu vejo as besteiras que eu fiz e quando eu vejo alguém fazendo o mesmo que eu fazia, olho e digo: como esse homem é infeliz”, completou.

Silvio também foi questionado por uma das espectadoras da plateia sobre sua maior tristeza.

“Minha maior tristeza foi a morte da minha esposa Cida, aos 39 anos de idade, com câncer no estômago”, respondeu.

Quando Silvio Santos se casou com Íris Abravanel?

Silvio Santos ao lado de sua família
Silvio Santos ao lado de sua família

Silvio e Íris começaram a se relacionar amorosamente em 1974, quando o apresentador já havia se separado da primeira esposa. O casal se conheceu em uma praia, mas, de acordo com boatos, eles tinham se conhecido mesmo no elevador, quando ela ainda era funcionária do Baú da Felicidade.

De acordo com Íris, numa entrevista ao programa De Frente com Gabi, sua família era contra o relacionamento, já que o apresentador era divorciado, famoso, pai de duas filhas e 18 anos mais velho do que ela.

Mas, em 1981, Silvio e Íris oficializaram a união conjugal, quando já tinham três filhas pequenas.

Onze anos depois, devido aos ciúmes excessivos do apresentador, o casal passou por uma separação que durou um ano, mas, depois, decidiram reatar, e estavam juntos até hoje.

Compartilhar.
Avatar photo

Inquieto e ansioso desde 1987, Jônatas Mesquita é jornalista e viu o TV História dar os primeiros passos, das viagens regadas a tubaínas e FIFA à audiência europeia. Vive em Lisboa e não precisa de dublagem para assistir às novelas portuguesas Leia todos os textos do autor