André Santana

Grande aposta da Globo para elevar a audiência da faixa das nove, Terra e Paixão vem decepcionando a emissora. A trama de Walcyr Carrasco não conseguiu atingir a meta de público esperada pela direção do canal e, por isso, sua longa duração pode ser revista.

Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão
Cauã Reymond como Caio em Terra e Paixão (divulgação/Globo)

Caso não reaja nos números nos próximos capítulos, o folhetim estrelado por Barbara Reis, Cauã Reymond, Tony Ramos e Gloria Pires pode sair do ar antes do previsto. Assim, outra novela ocuparia o horário até a estreia de Renascer, em janeiro de 2024.

[anuncio_1]

Fiasco

Bárbara Reis e Tony Ramos em Terra e Paixão
Bárbara Reis e Tony Ramos como Aline e Antônio em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Terra e Paixão não vem empolgando o público como a Globo esperava. A trama acumula média de audiência de 24,7 pontos na Grande São Paulo, de acordo com dados do Kantar Ibope Media. Bem distante dos 30 pontos sonhados pela emissora.

Como se não bastasse, a direção da Globo também não estaria satisfeita com a baixa repercussão da obra. De acordo com o portal NaTelinha, um monitoramento interno realizado pela emissora teria apontado que a novela não tem virado assunto entre os espectadores.

Com isso, a emissora já planeja mudanças para tentar emplacar Terra e Paixão. A trama deve passar por uma grande reviravolta nos próximos capítulos para tentar elevar a audiência. Mas, caso a estratégia não funcione, o canal estaria considerando encurtar a produção e apostar numa novela inédita na faixa, que seria exibida antes do remake de Renascer, que tem estreia prevista para janeiro de 2024.

Reviravolta

Johnny Massaro em Terra e Paixão
Johnny Massaro como Daniel em Terra e Paixão (Reprodução / Globo)

Ciente dos problemas enfrentados pela novela, Walcyr Carrasco já está promovendo mudanças em seu texto. A primeira medida será antecipar a morte de Daniel (Johnny Massaro), que deve acontecer nos próximos capítulos da trama.

Com o acidente fatal envolvendo o protagonista, uma grande virada deve acontecer na trama. Sem Daniel, Caio (Cauã Reymond) finalmente terá sua chance com Aline (Barbara Reis), mas vai disputá-la com Jonatas (Paulo Lessa).

Uma nova vilã também deve surgir: Graça (Agatha Moreira). Sem Daniel, a megerinha deve apostar suas fichas em Caio e fará de tudo para se casar com ele. Essa trama não estava prevista na sinopse e será a principal mudança realizada por Carrasco para reverter os números.

[anuncio_3]

Encurtamento

Todas as Flores - Regina Casé e Sophie Charlotte
Zoé (Regina Casé) e Maíra (Sophie Charlotte) em Todas as Flores (Reprodução / Globo)

Além disso, Carrasco deve ampliar o tempo de tela dos personagens que caíram nas graças do público, como Lucinda (Débora Falabella), e reduzir a participação de tipos que não emplacaram.

Porém, se nada adiantar, Terra e Paixão corre o sério risco de ser encurtada. Ainda segundo o site NaTelinha, a Globo poderá reduzir a duração da trama, prevista inicialmente para ter 221 capítulos, e encerrá-la ainda este ano. Para tapar o buraco, o canal estaria considerando exibir Todas as Flores (foto acima) na faixa das 21h.

Com isso, a Globo resolveria dois problemas de uma vez. Além de se livrar de uma novela que não emplacou, o canal não “colaria” as exibições de Terra e Paixão e Renascer, duas tramas com temáticas similares.

Mas, ainda de acordo com a publicação, a Globo nega qualquer mudança de planos nesse sentido.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor