Jurado do MasterChef Brasil desde a primeira edição, o chef Erick Jacquin já é praticamente uma figura folclórica da televisão brasileira. Seu jeito rabugento e bonachão o tornou uma estrela muito querida pelo público.

Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef Brasil
Henrique Fogaça e Erick Jacquin no MasterChef Brasil

Além do êxito no programa da Band, o profissional também celebra o sucesso de seus novos empreendimentos. Jacquin acaba de inaugurar um novo restaurante, além de lançar linhas de manteiga, charuto e panela. Ainda assim, o chef diz que mora de aluguel e que não tem nada.

Mas a situação está bem melhor de quando Jacquin estava quebrado financeiramente e encarou a falência de um restaurante, amargando uma dívida de R$ 12 milhões.

“Não tenho nada”

Sucesso no MasterChef Brasil, Erick Jacquin acaba de inaugurar mais um restaurante. O chef francês abriu as portas do o Ça-Va Café numa região nobre da cidade de São Paulo, um dos vários restaurantes do profissional.

Apesar disso, Jacquin revelou que não está rico, muito pelo contrário. Ao portal Notícias da TV, o chef revelou que ganha muito pouco e que não tem nada.

“[Ganho] Muito pouco. Sou muito mal pago. Tudo que eu ganho, eu boto nos restaurantes, é reinvestido, reinvestido. Pra que ganhar dinheiro?”, comentou a estrela da Band.

“O dinheiro é suficiente, é bom. Já fui muito preocupado com dinheiro. Hoje eu posso pagar meu aluguel. Moro de aluguel. Eu não tenho nada. Mas eu estou vivendo minha vida maravilhosa. Meus filhos são lindos, maravilhosos. Isso é felicidade. Tem muito disse me disse sobre os milhões de Jacquin, mas é bobagem”, completou o chef.

Sucesso dentro e fora do restaurante

Erick Jacquin
Erick Jacquin

Além de seu mais novo restaurante, Erick Jacquin também se prepara para lançar produtos licenciados. O jurado do MasterChef Brasil terá uma linha de produtos com seu nome, como alimentos, bebidas e itens de cozinha.

Os primeiros produtos lançados serão uma linha de manteigas e de espumantes. Além disso, Jacquin também terá um charuto com seu nome.

“Sempre pensei [em fazer linha de produtos]. Agora tá na hora. Adoro fumar charuto, gosto de manteiga, adoro champanhe, espumante. É bom fazer a sua [versão dos itens]”, contou ao Notícias da TV, em 24 de abril de 2024.

Erick Jacquin também celebra a boa fase na TV. Ele segue como jurado do MasterChef Brasil, que volta a ser exibido pela Band em maio. No segundo semestre, ele também estará na versão para confeiteiros da competição.

Falência

Erick Jacquin vive uma excelente fase profissional, bem diferente de outros tempos. O chef já amargou a falência de vários restaurantes que abriu e precisou encarar uma dívida alta.

Numa conversa ao podcast Flow, o francês contou que foi alvo de diversos processos trabalhistas que lhe causaram um enorme endividamento, a ponto de ele precisar fechar as portas de um restaurante.

Jacquin contou que precisou pagar R$ 12 milhões provenientes de processos de ex-funcionários e até mesmo terceirizados. Foram 110 processos, o que lhe rendeu um enorme prejuízo.

Um ano antes de estrear no MasterChef Brasil, Erick Jacquin precisou fechar as portas do restaurante La Brasserie.

“Foi a fase mais difícil da minha vida, muito complicada, mas já era. Já foi. Já tá resolvido. Foi a faculdade mais cara da minha vida. Aprendi muito o que não posso fazer, o que devo fazer e como se faz. E por isso que hoje posso falar para os outros como é”, contou ele ao site da Band.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor