As tardes de domingo da Globo voltaram às décadas de 1970 e 1980. Não, a emissora da família Marinho não vai reprisar programas antigos. É o formato da grade de programação, com programas de auditório, realities e filmes, que lembra o que era exibido naquela época, antes da chegada de Fausto Silva e sem a costumeira exibição de futebol, já que o canal desistiu dos campeonatos estaduais.

Entre 1976, quando Silvio Santos deixou a TV Globo, e 1989, quando o Domingão do Faustão estreou, a emissora viveu um grande vácuo em sua programação. Ao longo dos anos, foram testados diversos tipos de programas e formatos, mas nada conseguiu se fixar da mesma forma como as atrações citadas.

Confira abaixo 10 programas que foram exibidos nessa faixa:

Moacyr TV

Uma das principais apostas da Globo para substituir Silvio Santos, em 1976, foi o Moacyr TV, apresentado por Moacyr Franco e Pepita Rodrigues.

A atração, que tinha como objetivo buscar novos talentos para as novelas do canal, ficou quase um ano no ar.

8 ou 800

Além do Moacyr TV, outra produção que estreou após a saída de Silvio Santos foi o 8 ou 800, jogo de perguntas e respostas comandado por Paulo Gracindo e Sylvia Bandeira.

O programa foi criado para concorrer com o Arrisca Tudo, um dos quadros de maior sucesso do Programa Silvio Santos naquela época. Ficou oito meses no ar.

Cometa Loucura

Atração formatada em 1983 para o público jovem, era exibida às 16 horas, com apresentação de Lauro Corona e Carla Camurati.

O Teatro Fênix virou um grande circo, com três picadeiros, onde os convidados se apresentavam – tinha até declamação de poesia, além de musicais e esquetes de humor. Durou apenas entre março e julho daquele ano.

Domingo Bingo

Para combater os sorteios do Baú da Felicidade e tentar segurar o público, a Globo criou o Domingo Bingo, apresentado por Paulo Giovanni e Monique Evans.

Exibido em cinco rodadas, entre 14h30 e 19h, era uma adaptação do matemático Oswald de Souza para um dos jogos de salão mais populares do Brasil. O público participava enviando cartas para a atração, que durou cerca de um ano.

Batalha dos Astros

Antes de ser utilizado como quadro do Domingão do Faustão, o formato do Jogo da Velha foi utilizado como programa próprio na emissora.

Em Batalha dos Astros, exibido entre 1983 e 1984, Miéle recebia artistas da casa na competição.

Guerra dos Sexos

Em 1984, um ano após o sucesso da novela das sete Guerra dos Sexos, a Globo colocou no ar um game show que contava com homens e mulheres de seu elenco.

Eles se enfrentavam em diversas provas, com apresentação do narrador esportivo Osmar Santos. Também durou pouco tempo.

Globo de Ouro

A tradicional parada de sucessos da Globo foi exibida nas tardes de domingo durante quase toda a década de 1980, com apresentação de diversos nomes de seu elenco e a presença dos cantores e grupos que não saíam das paradas.

Com a estreia de Faustão, o programa foi deslocado para o período noturno, durante a semana, pouco antes de terminar.

A Festa é Nossa

Na década de 1980, a Globo testou diversos humorísticos nas tardes de domingo, mas nenhum ficou marcado na cabeça dos telespectadores. Entre essas atrações está A Festa é Nossa (1983), que abrigou Dedé, Mussum e Zacarias quando eles brigaram com Didi e saíram temporariamente de Os Trapalhões.

Após a extinção de A Festa é Nossa, a Globo criou outro programa do gênero. Humor Livre (1984), contou com Dercy Gonçalves, Agildo Ribeiro e outros veteranos, naquele velho formato de esquetes lotados de bordões e piadas de duplo sentido. Ficou no ar somente naquele ano.

Vídeo Show

Antes de se fixar nas tardes de sábado, em 1987, onde ficou até se tornou diário, o Vídeo Show habitou as tardes de domingo da Globo desde a sua criação, em 1983.

A cada programa, um ou mais artistas do elenco da emissora conduzia a atração, que mostrava momentos históricos do arquivo da casa e também retalhos de shows e filmes, entre outros destaques.

[anuncio_5]

Séries norte-americanas

Na década de 1980, antes da chegada de Faustão, as tardes de domingo eram sinônimo de séries na tela da Globo.

Entre as mais famosas estão Casal 20 (Hart to Hart); Duro na Queda (The Fall Guy), estrelada por Lee Majors, que vivia Cold Seavers; Anjos da Lei, com o jovem Johnny Depp; e Profissão: Perigo, que mostrava MacGyver, um agente secreto vivido por Richard Dean Anderson que resolvia suas aventuras das formas mais inusitadas possíveis.

Também passaram pela telinha Faro Faro, Na Mira do Tira, Deloucacia de Polícia, Passe de Mágica, Alf, o Eteimoso, Tiro Certo, A Bela e a Fera, Tempo Quente e Águia de Fogo, entre outras.

Compartilhar.
Thell de Castro

Apaixonado por televisão desde a infância, Thell de Castro é jornalista, criador e diretor do TV História, que entrou no ar em 2012. Especialista em história da TV, já prestou consultoria para diversas emissoras e escreveu o livro Dicionário da Televisão Brasileira, lançado em 2015 Leia todos os textos do autor