André Santana

Silvio Santos parece mesmo apaixonado pelos produtos que comprou no exterior para exibir no SBT. Só isso explica a fixação do apresentador e empresário pelos enlatados que ele começa a espalhar pela programação de sua emissora. Após abrir mão de Carrossel para exibir Os Pequenos Johnstons, o canal agora dispensou Esmeralda para encaixar Decisões do Dia.

Esmeralda

Salvo alguma alteração de última hora, Decisões do Dia deve substituir Esmeralda a partir de segunda-feira (12). Trata-se de uma produção da Telemundo, produzida entre 2019 e 2020, que traz, a cada episódio, uma história diferente. As tramas giram em torno das consequências de decisões tomadas por pessoas simples, vivendo conflitos típicos do cotidiano.

Apostas duvidosas

A atração, cujo título original é Decisiones: Unos Ganan, Otros Pierden, é uma nova versão de um outro programa de mesmo título, e que já foi exibido no Brasil. Esta versão, produzida entre 2005 e 2007, foi exibida pela Band como um quadro do programa de Márcia Goldschmidt, chamado de Decisões da Vida.

Tanto Os Pequenos Johnstons quanto Decisões do Dia foram anunciados pelo SBT no início do ano, como parte de uma nova programação. Além destes, também foi anunciado Crimes de Paixão, que já estreou e já saiu do ar. A atração foi ao ar no final das tardes de sábado, mas derrubou os índices de audiência da emissora e foi cancelada duas semanas depois.

Programa dos Anões

As mudanças na programação do SBT não fazem o menor sentido. A emissora vinha numa crise braba na grade vespertina, registrando os piores índices de audiência de sua história, quando conseguiu reverter a má fase ao escalar as reprises de Carrossel e Esmeralda. Os dois folhetins só ganharam público desde a estreia.

A troca de Carrossel por Os Pequenos Johnstons derrubou a audiência do SBT na hora do almoço. E é pouco provável que o mesmo não aconteça com Decisões do Dia. A série da Telemundo não tem a mesma força de Esmeralda ou qualquer outro folhetim dos arquivos do SBT.

Sem apelo popular

Carrossel

A experiência com Crimes de Paixão aos sábados mostrou que o público do SBT não está interessado neste tipo de enlatado. Estas séries não têm qualquer apelo popular e não conseguem dialogar com a plateia da emissora.

Ou seja, é grande a chance de o SBT jogar na lata do lixo todo o bom desempenho alcançado pelas reprises de Carrossel e Esmeralda. Pior: a emissora perde a confiança de seu público, pois quem resolveu acompanhar as reprises acabou surpreendido pelos finais abruptos das duas produções.

Assim, quando o SBT perceber que Os Pequenos Johnstons e Decisões do Dia são duas roubadas e quiser apostar novamente em novelas, encontrará um público desconfiado. Mas, se a emissora quer pagar para ver, vamos ver quanto tempo dura a nova grade.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor