Novela de Gilberto Braga e Alcides Nogueira, Força de um Desejo (1999) está em reprise no Canal Viva desde o dia 24 de outubro. O público que não se lembra ou não conhece já está curioso sobre o final dos principais personagens.

Força de um Desejo - Fabio Assunção, Reginaldo Faria e Selton Mello

O TV História preparou uma lista com os desfechos da trama. É evidente que o texto abaixo contém spoilers.

Heroína no banco dos réus

Força de um Desejo - Malu Mader

O destaque do último capítulo de Força de um Desejo fica por conta do julgamento de Ester Dellamare (Malu Mader). A protagonista vai para o banco dos réus por conta do misterioso assassinato do barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria).

Após desentendimentos com o amado Inácio (Fábio Assunção), a cortesã casa com o fazendeiro. Os três acabam dividindo o mesmo teto, o da fazenda Ouro Verde.

Sobral é assassinado numa noite de festa em sua propriedade. As suspeitas recaem sobre Ester. O depoimento de Inácio, no qual ele admite amar a madrasta, acaba comprometendo a situação dela.

Abelardo (Selton Mello) é quem salva Ester da forca. Ele aproxima-se de Alice (Lavínia Vlasak) e recupera a verdadeira certidão do casamento da cortesã com Sobral.

O documento comprova que os dois se casaram em comunhão de bens, diferente da falsa certidão apresentada pela vilã e por Idalina (Nathalia Timberg).

Crimes e castigo

Força de um Desejo - Reginaldo Faria e Sônia Braga

O depoimento de Abelardo, associado à descoberta do verdadeiro assassino de Sobral, livra Ester da condenação.

Para surpresa geral, Bárbara (Denise Del Vecchio) admite sua responsabilidade sobre a morte de Sobral e outros crimes cometidos em Vila de Santana. A esposa de Higino Ventura (Paulo Betti), aparentemente inofensiva, eliminou Sobral após a descoberta deste sobre o envenenamento de Helena (Sônia Braga), primeira esposa dele, além do médico Xavier (Nelson Dantas) e do padre Olinto (Abrahão Farc), que elucidaram o mistério.

Bárbara tenta usar o mesmo método com o barão, mas, desmascarada, acaba apelando para uma arma de fogo. Ela termina seus dias em um manicômio.

Vilões fora de combate

Força de um Desejo - Nathalia Timberg

Já Higino tem um destino trágico. No decorrer da narrativa, ele se encanta por Olívia (Cláudia Abreu), escrava branca que passa boa parte dos capítulos fugindo da polícia. A jovem acaba se apaixonando pelo médico Mariano (Marcelo Serrado), que luta para tê-la ao seu lado.

Decidido a livrar Olívia das maldades de Higino, Mariano vai até a fazenda Morro Alto. Os que estão do lado de fora da casa ouvem um disparo. O fazendeiro, atingido pelo rival, também leva uma facada do escravo Cristóvão (Alexandre Moreno), que vinga todas as maldades cometidas por Ventura contra os cativos.

Idalina acaba presa, assim como Alice – que tenta fugir, sem sucesso –, por conta da armação para roubar a certidão de casamento de Ester e Sobral. Aliada delas, Luzia (Isabel Fillardis) também se dá mal. O mesmo acontece com Socorro (Yaçanã Martins), que tentou matar Mariano a mando de Higino.

Final feliz

Força de um Desejo - Fábio Assunção e Malu Mader

O introspectivo Abelardo, apaixonado por Alice desde o início da trama, decide virar a página. Ele procura Juliana (Julia Feldens) e pede sua mão em noivado. A doce sobrinha-neta de Xavier amava Abelardo desde a infância… Juliana aceita ajudar o rapaz a criar Otavinho, filho que ele tivera com Alice.

Outro final feliz envolve a esfuziante Guiomar (Louise Cardoso), que, após meses às turras com o jornalista Bartolomeu (Daniel Dantas), admite sua paixão. Os dois trocam juras de amor, que incluem a promessa dele de levá-la para a Europa.

Abelardo e Inácio tornam-se administradores da fazenda Ouro Verde. Eles alforriam os escravos e passam a pagar salários justos em troca dos serviços prestados. Inácio e Ester se casam; na cena final de Força de um Desejo, ela anuncia que está grávida, coroando a felicidade do casal.

Compartilhar.
Avatar photo

Sebastião Uellington Pereira é apaixonado por novelas, trilhas sonoras e livros. Criador do Mofista, pesquisa sobre assuntos ligados à TV, musicas e comportamento do passado, numa busca incessante de deixar viva a memória cultural do nosso país. Escreve para o TV História desde 2020 Leia todos os textos do autor