Quem acompanha Caminho das Índias (2009) no Canal Viva, certamente já se perguntou: por onde anda André Arteche, o Indra?

Caminho das Índias - André Arteche

O indiano que vive no Brasil, e foge dos costumes sempre que se depara com a fogosa vizinha Norminha (Dira Paes), marcou a carreira do ator.

O início de tudo

André Arteche Criança

Natural de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, André Arteche começou sua carreira cedo, como modelo mirim de uma agência famosa. Além de desfiles e eventos, o ator participou de várias campanhas publicitárias para a televisão.

Da publicidade, ele seguiu para os palcos. Além do teatro, André passou a atuar no cinema. Aos 16 anos, conquistou o protagonista do filme Houve Uma Vez Dois Verões (2002), de Jorge Furtado.

A estreia na televisão se deu na minissérie Amazônia – De Galvez a Chico Mendes, escrita por Gloria Perez – também autora de Caminho das Índias – e exibida em 2007 pela Globo.

No mesmo ano, ele fez a novela Desejo Proibido, vivendo Clemente, um garoto que sofreu de poliomielite e que usava um aparelho ortopédico para poder ser movimentar.

Destaque em Caminho das Índias

Mara Manzan, Nahuana Costa e André Arteche em Caminho das Índias

André Arteche voltou a trabalhar com Gloria Perez em 2009, quando foi escalado para Indra na trama que o Viva reapresenta às 23h. O filho de Ashima (Mara Manzan, em seu último trabalho) foi criado no Brasil, mas sempre guiado pela cultura indiana.

Ligado em internet, ele mantinha um blog sobre suas vivências no país em que cresceu e os costumes de seu povo. O personagem ganhou destaque quando despertou o interesse de Norminha, que dopava o marido Abel (Anderson Muller) para se aventurar na noite.

O primeiro papel de peso de André no horário nobre rendeu convite para a temporada 2020 da Dança dos Famosos, do extinto Domingão do Faustão. O ator arrebatou o terceiro lugar – perdendo para Sheron Menezzes e Fernanda Souza, a campeã.

O sucesso em Tititi

André Arteche e Gustavo Leão em Ti-Ti-Ti

No entanto, o papel que comprovou o talento de André Arteche foi o Julinho, de Tititi (2010). Na adaptação de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari para os originais de Cassiano Gabus Mendes, ele formou pares românticos inesquecíveis.

O cabeleireiro começava a trama em uma união estável com Osmar (Gustavo Leão), vítima de um acidente de trânsito. Após viver o luto e iludir-se com outros relacionamentos, Julinho se envolve com Thales (Armando Babaioff), empresário que, embora descolado, reluta em aceitar a sua sexualidade.

“Encarei com seriedade o personagem. Entendi que deveria atuar com sensibilidade e muita verdade. Acho que fomos por um bom caminho. A televisão cumpre um papel importante ao alertar sobre preconceitos de uma maneira lúdica, através das novelas. Julinho foi um personagem que trouxe importante contribuição”, analisou o ator em entrevista ao portal Na Telinha.

Ator, autor e diretor

André Arteche

Após o sucesso em Tititi, André Arteche esteve presente em Lado a Lado (2012), sendo esta a sua última novela até o momento. Longe da televisão, ele passou a se dedicar ao cinema e ao teatro, atuando em outras áreas, como texto e direção.

“Faço TV sempre que aparece uma oportunidade interessante. Depois de ‘Tititi’, fiz ‘Lado a Lado’, outro trabalho incrível, e em 2020, estive na série ‘Rua do Sobe e Desce’, do Canal Brasil. Mas realmente estou bastante voltado para alguns projetos meus, escrevendo e dirigindo”, revelou.

Em meio à pandemia de Covid-19, Arteche liderou lives sobre arte e cultura, entrevistando nomes como Cissa Guimarães, Lúcio Mauro Filho, Maria Padilha, Nívea Maria, Paulo Betti e Tony Ramos – esta última em prol do Retiro dos Artistas.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor