Em O Cravo e a Rosa, Cornélio (Ney Latorraca) passou a vida fazendo jus ao seu nome. O homem é constantemente traído por sua esposa, Dinorá (Maria Padilha), e passado para trás por sua sogra, Josefa (Eva Todor), mas sua paixão cega por sua “divina” faz com que ele nada perceba.

Ney Latorraca

No entanto, como não existe cegueira de amor que dure para sempre, Cornélio começa a desconfiar das armações de sua esposa. Ao imaginar que Dinorá mantém um caso extraconjugal, Cornélio faz de tudo para conseguir um flagrante, mas sempre acaba enfiando os pés pelas mãos.

Porém, com a ajuda de Dalva (Bia Nunnes), Cornélio finalmente descobre a verdade. A prima de Dinorá arma para que ele apareça em sua casa justamente quando Dinorá está aos amassos com Celso (Murilo Rosa). A reação de Cornélio, claro, é a pior possível: ele chama Dinorá de “diaba” e a expulsa de casa.

Novo amor

O Cravo e a Rosa

O flagra deixa Cornélio completamente arrasado. Ele expulsa a esposa de casa, mas não consegue esquecê-la de fato, já que sempre considerou Dinorá seu grande amor. Com isso, o homem traído acaba mergulhado numa profunda depressão.

Ainda assim, Cornélio não baixa a cabeça e faz de tudo para humilhar Dinorá. Movido por um sentimento de vingança, o banqueiro deixa a esposa na miséria, obrigando-a a trabalhar como camareira. Não satisfeito, ele ainda tripudia de sua condição.

Cornélio também tenta esquecer a ex-esposa nos braços de um novo amor. Ele engata um romance com Dalva, que sempre nutriu certo interesse pelo marido da prima. Mas nem assim Cornélio deixa de pensar em Dinorá.

Perdão

O Cravo e a Rosa

Cansada das inúmeras humilhações, Dinorá toma uma atitude drástica: procura Cornélio e se ajoelha diante do ex-marido, implorando pelo seu perdão. Ainda apaixonado por ela, Cornélio não resiste ao pedido da amada e a perdoa, retomando seu casamento com Dinorá.

Entretanto, vai ficar claro para o público que Dinorá não mudou nada após tudo o que aconteceu. No final de O Cravo e a Rosa, Cornélio aparecerá entre Dinorá e Josefa no casamento de Bianca (Leandra Leal) e Edmundo (Angelo Antonio), quando Candoca (Miriam Freeland) e Celso aparecem.

Candoca, então, ignora a presença de Dinorá e procura se sentar distante da esposa de Cornélio. Mas Celso, discretamente, dá uma piscadela para a amante, que retribui o gesto, deixando claro que os dois ainda se encontram secretamente.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor