Saiba quem fica com quem no final de O Cravo e a Rosa, novela exibida entre 2000 e 2001 pela Globo e que está sendo reprisada em edição especial.

Dinorá e Cornélio

Ney Latorraca

Após ser enganado por Dinorá (Maria Padilha) durante toda a trama, Cornélio (Ney Latorraca) aparentemente tem uma mudança de comportamento na reta final da novela. Após se separar de Dinorá, ele crê que Dalva (Bia Nunnes) pode ser a salvação para a sua solidão. Cornélio pede a moça em casamento, mas ela não aceita.

Depois disso, Dinorá cai de joelhos pedindo perdão a Cornélio. Dessa forma, eles se reconciliam.

Petruchio e Catarina

Eduardo Moscovis e Adriana Esteves em O Cravo e a Rosa

Apesar de continuarem brigando, Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves) terminam a novela juntos.

Catarina dá à luz um casal de gêmeos. Com o passar do tempo, a menina tem a personalidade de Catarina e o menino a de Petruchio. As crianças atiram brinquedos uma na outra no desfecho da trama. Felizes, ela e Petruchio fazem prosperar os negócios da fazenda Santa Clara.

Depois do beijo dos dois na cena final, uma animação computadorizada mostra um casal de beija-flores que sobrevoa a fazenda carregando um camafeu dourado idêntico ao da abertura da novela.

Bianca e Edmundo

O Cravo e a Rosa

Bianca (Leandra Leal) descobre que Edmundo (Ângelo Antonio) é seu verdadeiro amor, e que Heitor (Rodrigo Faro) estava apenas interessado em seu dinheiro. Com a ajuda de Cornélio, o professor finalmente se declara e conquista a amada.

Os dois se casam no final da novela.

Januário e Lindinha

Januário (Taumaturgo Ferreira), por sua vez, continua fazendo a corte a Lindinha (Vanessa Gerbelli) e sendo esnobado por ela, mesmo depois de a jovem ser escorraçada de casa por Calixto, após descobrirem suas maldades para separar Petruchio e Catarina.

Mas a sorte do rapaz muda quando o rico Joaquim (Carlos Vereza) descobre que ele é seu filho, fruto de uma aventura no passado. Após uma tentativa frustrada de golpe por parte de Marcela (Drica Moraes), Januário tem sua situação regularizada e recebe a fortuna do fazendeiro.

Dessa forma, Januário consegue finalmente conquistar Lindinha que, depois de pagar por tudo o que fez, arrepende-se e pede perdão por seus erros.

Batista e Joana

Batista (Luis Mello) descobre o verdadeiro caráter de Marcela e a abandona para viver com Joana (Tássia Camargo). Ela é uma lavadeira humilde, dona de uma pensão e sua amante há mais de 10 anos, mas que só agora ele descobre ser o amor de sua vida.

Marcela e Heitor

Após levar um chute de Batista, Marcela se dá mal ao tentar ficar com a fortuna de Joaquim (Carlos Vereza). No final da trama, também é desvendado o roubo das apólices de Catarina. Pobre e abandonada, a vilã termina a novela unindo forças com Heitor.

Os dois passam a formar uma dupla de vigaristas que fingem ser irmãos para tomar dinheiro de desavisados em jogos de pôquer.

Calixto e Mimosa

Calixto (Pedro Paulo Rangel) se casa com dona Mimosa (Suely Franco), a empregada que criou Catarina e Bianca desde a morte da mãe delas.

Outros casais

Josefa (Eva Todor) aceita se casar com Joaquim, de olho na fortuna do fazendeiro. No entanto, durante o casamento, ele morre. Além disso, ela descobre que a porquinha é a herdeira – artifício dele para deixar seu dinheiro para Januário.

No final da novela, Teodoro (Matheus Petinatti) é indicado para ser o prefeito e anuncia seu noivado com Kiki (Rejane Arruda).

Após perder Heitor, Candoca (Miriam Freeland) conta a Celso (Murilo Rosa) que está pobre, mas ele insiste para que ela se casa com ele.

Já Fábio (Carlos Evelyn) pede parar morar com Lourdes (Carla Daniel) e Bárbara (Virginia Cavendish), para que possa fazer a sua escolha.

Compartilhar.