Sítio do Picapau Amarelo, criação de Monteiro Lobato, foi um grande sucesso da Globo entre os anos 1970 e 1980. Os personagens lúdicos envolviam crianças e adultos. Além da boneca de pano Emília, Visconde de Sabugosa era um dos destaques da produção, graças ao talento de seu intérprete, André Valli. Mesmo com todo sucesso, o ator não conseguiu realizar seu grande sonho.

Sitio do Picapau Amarelo

Valli fez sua estreia na TV em 1971, atuando em O Cafona. Em seguida, esteve presente nas novelas O Bem-Amado (1973), Escalada (1975), Pecado Capital (1975), Escrava Isaura (1976) e O Feijão e o Sonho (1976). Mas, o grande sucesso mesmo, veio no Sítio, programa que ele ficou por quase dez anos.

A saudade do Visconde

Andre Valli

Quando a atração saiu do ar, em 1986, ele passou alguns dias trancado em casa, triste pela despedida de Visconde de Sabugosa. Por conta disso, o ator buscou ajuda de um psicanalista para que sua vida pessoal e profissional ficasse equilibrada e ele pudesse voltar ao ar, continuando com a sua carreira.

“Já estou bem melhor, fazendo coisas que não fiz na minha juventude. Hoje vou à praia, passeio ou simplesmente fico sem fazer nada sem o menor complexo de culpa. Coisa que não me foi possível fazer antes, enquanto batalhava pela minha carreira, pelo meu espaço. Desde que decidi ser ator e vim para o Rio, esqueci um pouco o lado pessoal”, contou ao O Globo em 9 de março de 1986.

Após esse período, Valli esteve no elenco de Selva de Pedra (1986), Primo Basílio (1988), Pacto de Sangue (1989), Gente Fina (1990), O Portador (1991), Salomé (1991), Zazá (1997), Malhação (1998), Pecado Capital (1998), Força de um Desejo (1999), entre outras produções.

Um sonho não realizado

Laços de Família - André Valli

O último destaque de Valli na dramaturgia foi em Laços de Família (2000), quando interpretou o pacato Onofre (foto acima), vizinho de Helena (Vera Fischer) e marido de uma cantora lírica, Ofélia (Denise Sartori). O ator também esteve presente em O Beijo do Vampiro (2002), Senhora do Destino (2004), Cidadão Brasileiro (2006) e Vidas Opostas (2006).

Em 2008, o ator descobriu que tinha câncer no pâncreas e no fígado em estado avançado. Valli faleceu no dia 20 de junho do mesmo ano, aos 62 anos, no Rio de Janeiro (RJ). No velório, um amigo revelou que ele se foi sem realizar um grande sonho.

“André era um ator de teatro. O grande amor da vida dele era Nelson Rodrigues. Ele interpretou vários personagens de Nelson e seu sonho era montar Dom Quixote”, explicou em entrevista ao G1.

O talento de André Valli segue vivo nas reprises de suas novelas no canal Viva e no Globoplay.

Compartilhar.
Avatar photo

Fábio Marckezini é jornalista e apaixonado por televisão desde criança. Mantém o canal Arquivo Marckezini, no YouTube, em prol da preservação da memória do veículo. Escreve para o TV História desde 2017 Leia todos os textos do autor