A última semana foi de alegria para umas novelas e tristeza para outras… Enquanto o SBT viu as reprises de Maria Esperança (2007) e Cristal (2006) subirem após mudanças de horários, as tramas do horário nobre da Globo registraram seus piores índices.

Cristal - Bianca Castanho e Dado Dolabella

Após as peripécias de Silvio Santos, que destruíram a faixa embalada por Carrossel (2012) e Esmeralda (2004), o SBT ajustou as exibições de suas tramas. Desta forma, e com o auxílio da memória afetiva do público, o canal tem embalado seus números…

SBT em alta

Maria Esperança - Bárbara Paz

Maria Esperança, que passou a ser exibida uma hora mais tarde, reagiu bem à alteração. Na última semana, de 17 a 21 de outubro, o folhetim estrelado por Bárbara Paz registrou 3,2 pontos, seu melhor desempenho até o momento.

Impulsionada pelo bom desempenho da produção exibida mais cedo, Cristal também subiu. A obra protagonizada por Bianca Castanho atingiu seu recorde semanal, com 3,2 de média.

Os números em ascensão mostram que a decisão de organizar os horários e encurtar o tempo de arte foram acertadas. Também chama atenção o fato do público não ter debandando de vez após os cortes absurdos em Carrossel e Esmeralda, voltando a confiar na emissora.

Globo em baixa às 19h

Cara e Coragem - Marcelo Serrado e Paolla Oliveira

Na Globo, Chocolate com Pimenta (2003) anotou 11,8 pontos. A média não é a mais baixa da edição especial, mas… Está longe 15,2 acumulados na primeira semana, de 26 a 30 de setembro. A Favorita (2008) se saiu bem em Vale a Pena Ver de Novo, com 16,8.

No horário nobre, porém, a situação não é das melhores. Duas novelas em exibição amargaram recordes negativos, considerando a média semanal. Verdades Secretas 2 também vai mal.

Cara e Coragem rendeu apenas 19,5 de média, aproximando-se de Mar do Sertão, a novela das seis – que fechou com 19,3 pontos, ligeiramente acima dos 19,2 angariados na semana retrasada (10 a 15/10), a pior desde o lançamento.

Queda às 21h

Travessia - Jade Picon

Diferente da antecessora Pantanal, Travessia só fez cair. A segunda semana no ar evidenciou a fuga de telespectadores. Foram 22,8 de média contra 23,3 da primeira.

A saga dos Leôncio e dos Marruá saltou de 26,3 para 27,5 pontos, considerando os 12 primeiros capítulos.

O desempenho de Verdades Secretas 2, concebida para o Globoplay e incluída na terceira linha de shows – quase sempre após a meia-noite –, impressiona negativamente.

A história de Angel (Camila Queiroz) e Giovanna (Agatha Moreira) registrou apenas 7,3 pontos.

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor