Luana Piovani (na foto abaixo, com Ana Paula Arósio) foi um dentre os vários talentos juvenis revelados pela minissérie Sex Appeal, exibida pela Globo em 1993. Ela era Angel, a protagonista da trama de Antonio Calmon. A beleza da moça logo chamou a atenção e Luana engatou diversos trabalhos na emissora.

Luana Piovani e Ana Paula Arósio - Na Forma da Lei
Divulgação / Globo

Porém, ela sempre resistiu à ideia de se tornar uma atriz de novelas. Luana Piovani esteve em tramas como Quatro por Quatro (1994), Vira-Lata (1996) e Suave Veneno (1999), mas optou por não assinar contrato de longo prazo com a Globo e recusou inúmeros trabalhos no canal. A estrela não queria ficar presa às novelas e prezava a liberdade para produzir suas próprias obras.

Mas, anos depois, Luana Piovani preferiu rever suas próprias escolhas. A atriz voltou atrás em sua decisão de não fazer novelas e finalmente se rendeu ao formato. Ela integrou o elenco de Sangue Oculto, trama da SIC em Portugal.

[anuncio_1]

Queimou a língua

A própria Luana Piovani admitiu que “queimou a língua” ao anunciar que estaria no elenco da trama portuguesa Sangue Oculto. Em julho de 2022, ela postou uma foto sua nos bastidores da novela e deu aos seus seguidores detalhes do novo trabalho.

“A vida é mesmo engraçada, não é? A vida toda fugi das novelas no Brasil e minha mãe sempre quis que eu as fizesse. Torcia para que eu assinasse contrato longo e me achava uma ‘doida’ em não querer o que a classe toda (estou exagerando vai, uns 80% dos artistas) desejava”, escreveu Luana.

“O tempo passou, me mudei do Brasil e desde que cheguei em Portugal, tinha um objetivo: fazer uma novela. Pronto! Hoje quero a segurança que minha mãe tanto insistia em querer para mim. Contrato, salário, labuta de segunda a sexta, tudo como manda a cartilha. Agora não sou mais aquela peça que você compra, agora entrei pro jogo! Próximo passo: estrear meu monólogo cantante após a novela para poder estar mais próxima da malta portuguesa e começar e criar plateia por aqui”, finalizou a estrela.

Fora das novelas

Malhação 1997

Apesar de ter sido considerada uma promessa na teledramaturgia nos anos 1990, Luana Piovani tem poucas novelas no currículo. Após sua estreia em Sex Appeal, ela deu vida a Duda, em Quatro por Quatro; Vânia, em Vira-Lata; e Maria Eduarda, em Suave Veneno. Ela também integrou o elenco da terceira temporada de Malhação (1997), como Lorão.

Na Globo, ela também integrou o elenco das minisséries Labirinto (1998) e O Quinto dos Infernos (2002), além de ter participado de inúmeros especiais e séries, como Na Forma da Lei (2010) e  A Mulher Invisível (2011). Luana quase integrou o elenco de Pé na Jaca (2006), ao ser convidada por Carlos Lombardi para viver Vanessa, esposa do protagonista Arthur Fortuna (Murilo Benício). No entanto, ela não chegou a um acordo com a Globo e acabou substituída por Flavia Alessandra.

Luana só topou voltar às novelas em 2012, no remake de Guerra dos Sexos. Ela deu vida a Vânia Trabucco, personagem interpretada por Maria Zilda Bethlem na primeira versão da novela de Silvio de Abreu. Desde 2019, Luana Piovani vive em Portugal.

Novo trabalho

Luana Piovani - Sangue Oculto
Divulgação

Assim, Luana Piovani finalmente voltou aos folhetins na TV portuguesa. Ela viveu uma das personagens principais de Sangue Oculto, trama de Sandra Santos que estreou no canal SIC em 19 de setembro de 2022.

Na trama, Luana encarnou Vanda Corte Real, a grande vilã da história. A novela começa em 1992, quando a megera (que, nesta fase, é vivida por Vitória Frate, a Júlia de Caminho das Índias) descobre que sua empregada engravidou de seu marido, Olavo. Vanda, então, arma um plano para se livrar da mulher. A vilã rouba um dos bebês da empregada, sem saber que, na verdade, ela teve trigêmeas. Assim, Vanda cria a criança como se fosse fruto de uma simples adoção, sendo que Olavo nem faz ideia de que se trata de sua própria filha.

Criada por Vanda, Benedita (Sara Matos) cresce cercada de luxos e se torna médica. Já sua irmã gêmea, Carolina (Sara Matos), cresce com a mãe biológica e trabalha como enfermeira. O reencontro delas e da terceira gêmea mexe com a vida de todos eles.

A trama ainda está no ar, mas é dividida em temporadas. Com isso, Luana Piovani encerrou sua participação na novela no último mês de janeiro.

“Hoje acaba a minha participação na novela. A minha primeira vilã. Eu adoro começar e encerrar ciclos e hoje celebro um dos grandes. Estou grata à SIC, ao Daniel Oliveira [diretor da trama] e a toda a equipa da SP Televisão [produtora]”, despediu-se a atriz, em post publicado no Instagram.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor