Jonathan Azevedo se tornou queridinho na Globo após o sucesso como Sabiá, em A Força do Querer (2017). No entanto, o ator nunca mais deu a mesma sorte em seus outros trabalhos em novelas. Recentemente, ele foi visto em Terra e Paixão (2023) vivendo um personagem que se perdeu completamente ao longo da trama.

Terra e Paixão - Jonathan Azevedo e Tatá Werneck
Jonathan Azevedo (Odilon) e Tatá Werneck (Anely) em Terra e Paixão (João Miguel Júnior / Globo)

Sem conseguir emplacar um tipo tão envolvente quanto Sabiá em novelas, o ator agora deixa a Globo. O contrato de Jonathan Azevedo com a emissora chegou ao fim e não foi renovado, como vem acontecendo com praticamente todas as estrelas do canal.

Fim de uma era

 

Jonathan Azevedo já havia feito participações em várias novelas quando apareceu como o traficante Sabiá em A Força do Querer. O bandido, que formava uma dupla com Bibi Perigosa (Juliana Paes), caiu nas graças da audiência e, por isso, até ficou no ar mais tempo que o previsto.

Com tamanho sucesso, Jonathan Azevedo ficou prestigiado na Globo e ganhou um contrato de longo prazo. Neste período, ele chegou a ser testado como apresentador, liderando edições do Criança Esperança. O ator também concorreu em Popstar (2918) e na Dança dos Famosos (2019).

O artista também esteve na série Ilha de Ferro (2018). Mas, curiosamente, ele não conseguiu repetir o sucesso de Sabiá em suas outras participações em novelas. Jonathan não deu sorte com os personagens que lhe foram oferecidos.

Não deu sorte

Verdades Secretas 2 - Jonathan Azevedo
Jonathan Azevedo como Eurípedes em Verdades Secretas 2 (Reprodução / Globoplay)

Coincidência ou não, depois de A Força do Querer, Jonathan Azevedo só foi escalado para novelas de Walcyr Carrasco. Em 2021, ele viveu o investigador Eurípedes em Verdades Secretas 2. Mas o personagem não tinha trama própria e servia apenas para que Cristiano (Romulo Estrela) tivesse com quem conversar.

Depois disso, Azevedo voltou à parceria com Carrasco em Terra e Paixão. Desta vez, o personagem prometia, já que formaria uma dupla com Tata Werneck. A promessa era que os noivos Anely e Odilon vivessem às turras por conta do ciúme dele, que não fazia a menor ideia de que a noiva fazia striptease na internet.

Porém, com a novela no ar, o autor acabou juntando Anely com Luigi (Rainer Cadete), colocando Odilon de lado. Depois disso, o personagem seguiu aparecendo, mas sem uma história própria. Ele se tornou mais um dos vários tipos sem função que circulavam pelo bar Naitendei.

Próximo trabalho

Jonathan Azevedo

Assim, Jonathan Azevedo encerra seu contrato fixo com a Globo sem conseguir voltar às novelas com um personagem de tanto sucesso quanto Sabiá. De acordo com o portal Notícias da TV, seu vínculo com o canal terminou com o final de Terra e Paixão e não foi renovado.

No entanto, o ator ainda tem um trabalho na emissora prestes a estrear. Ele está no elenco de O Jogo que Mudou a História, série que será uma das grandes apostas do Globoplay em 2024. Na produção, ele volta a viver um bandido e até brincou com a situação.

“O desafio foi difícil, mas eu aceitei e vou fazer outro bandido pra vocês”, declarou ele em participação no painel do Globoplay, no final do ano passado.

Jonathan Azevedo é mais um das várias estrelas da Globo que não tiveram seus acordos renovados nos últimos anos. O canal está optando por acordos por obra e, por isso, não renovou os contratos de estrelas como Gloria Pires, Carolina Dieckmann e Antonio Fagundes, entre outros. Mas eles podem voltar por obra certa, como aconteceu com Mateus Solano, que, após o final de seu vínculo, foi escalado para Elas por Elas.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor