Em Vai na Fé, Dora (Claudia Ohana) é o porto seguro de Lumiar (Carolina Dieckmann). Embora a advogada seja bastante pragmática e não tenha qualquer afinidade com o estilo de vida da mãe, é no colo da terapeuta holística que a rival de Sol (Sheron Menezzes) procura afogar suas mágoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, uma reviravolta aconteceu na vida da professora do Icaes. Lumiar descobriu que Dora está com um câncer terminal e ficou sem chão. Ben (Samuel de Assis, foto acima) foi o portador da má notícia na novela das sete da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Câncer terminal
Dora sempre levou uma vida simples e em constante contato com a natureza no Refúgio Paz de Lumiar, pousada que mantém ao lado do marido Fabio (Zécarlos Machado). A terapeuta holística pregou o desapego aos bens materiais e se mostrou a favor do amor livre.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM!
A vida tranquila, porém, acabou. Ela descobriu que está com um câncer terminal e, por isso, resolveu deixar tudo organizado antes de sua partida. Dora procurou Ben e pediu apoio do ex-genro.
Revelação
Durante uma ligação para Ben, Dora revelou seu real estado de saúde. Com Fabio ao seu lado segurando sua mão, a terapeuta entrou em contato com o ex-genro para pedir ajuda.
“Nós não estamos bem, não. Eu não estou. Sei que essa não é uma conversa pra se ter por telefone, mas eu precisava falar logo com você. Fiz alguns exames quando estive no Rio e o diagnóstico foi um câncer muito agressivo”, disse Dora, deixando Ben apreensivo.
Ela falou sobre o início da quimioterapia, em uma cidade próxima ao Refúgio, e também pediu providências quanto ao testamento vital, um documento sobre seu tratamento final.
“Quando a doença chegar ao estágio final, não quero nenhum aparelho me mantendo viva à força. Também não quero que acelerem minha morte! Deixa a natureza seguir seu rumo. Eu só não quero sentir dor. Eu quero viver da melhor forma que eu puder até o fim”, finalizou.
Fortes emoções
A sequência da revelação de Dora foi finalizada com Fabio, bastante emocionado, chorando ao lado da esposa logo após a conversa com Ben.
Em seguida, o advogado apareceu ao lado de Lumiar, bastante apreensivo, procurando encontrar uma maneira de contar à ex-esposa que sua mãe está morrendo. Ele, então, falou sobre as providências do testamento vital.
“Pra quê? Geralmente as pessoas fazem isso em caso de doença terminal ou incapacitante”, perguntou a advogada.
“Sua mãe está doente. Parece que é câncer. E, no caso dela, parece ser irreversível”, respondeu Ben, deixando Lumiar completamente atônita.
Desde então, Dora vem se mostrando uma nova mulher. Ela se deu ao luxo de comer produtos industrializados e até demonstrou simpatia por Theo (Emilio Dantas), após o vilão acompanhar Lumiar até o Refúgio para uma visita à mãe.
Os resumos dos próximos capítulos indicam que Dora seguirá na trama ao menos até o fim de maio. Ela vai acompanhar a gravação de um reality sobre Lui Lorenzo (José Loreto), no momento em que ele se refugia na casa da madrasta.
O cantor, aliás, vai se compadecer da situação de Dora, o que o aproximará do pai, Fabio.