Em 2020, a CNN Brasil foi lançada com toda a pompa e circunstância. O então mais novo canal de notícias do país atraiu grandes nomes do jornalismo e promoveu uma ostensiva campanha de lançamento, o que lhe deu uma visibilidade inicial bastante robusta.

CNN Brasil - William Waack
Reprodução / CNN Brasil

Desde aquela época, a ideia da emissora era não ficar restrita à TV paga. Havia a vontade da CNN Brasil de firmar algum tipo de parceria com um canal aberto, de modo a levar a marca para um maior número de pessoas. Com isso, ganhou força nos bastidores um possível acordo com o SBT, que entregaria todo o seu jornalismo à estação de notícias.

Parceria com Silvio Santos

Programa Silvio Santos
Reprodução / SBT

Conforme adiantado pelo TV História em setembro de 2020, teria partido de Silvio Santos a ideia de buscar uma parceria do SBT com a CNN Brasil. Eterno insatisfeito com o seu jornalismo, o “homem do Baú” estaria considerando a possibilidade de entregar a programação jornalística do canal à CNN.

Na época, a emissora negou a informação, mas os rumores nos bastidores seguiam fortes. Tanto que, de acordo com o Notícias da TV, em outubro de 2020, o canal até já teria afastado Marcão do Povo e tirado do ar o Alarma TV, jornal enlatado cheio de escatologia e pessoas nuas, justamente para que o jornalismo do SBT ficasse mais alinhado ao padrão de qualidade da CNN Brasil.

Mais uma vez, a estação negou a informação. No entanto, o SBT nunca explicou os reais motivos do afastamento de Marcão do Povo na época. Segundo o NTV, isso teria acontecido porque Douglas Tavolaro, então sócio e CEO da CNN, reprovava o trabalho do apresentador do Primeiro Impacto.

CNN no SBT

CBS Telenotícias - Eliakim Araújo e Leila Cordeiro
Divulgação / SBT

Caso a parceria fosse adiante, a ideia era que a CNN Brasil e o SBT “fundissem” seus departamentos de jornalismo. Assim, a programação jornalística veiculada pelo canal de Silvio Santos passaria a ser produzida pelo canal de notícias, ampliando o alcance da marca CNN na TV aberta.

Os rumores ganharam bastante força na época porque a CNN não escondia a vontade de estar na TV aberta. O canal chegou a conversar com outras emissoras, como RedeTV! e Rede Brasil, mas as negociações não avançaram. Assim, o acordo com o SBT parecia bastante possível.

Na prática, seria algo parecido com a parceria que o SBT firmou com a CBS Telenoticias no final da década de 1990. Na ocasião, o canal de notícias latino passou a produzir um noticiário com o canal de Silvio Santos, o Jornal do SBT/CBS Telenoticias.

A atração era ancorada por Eliakim Araújo e Leila Cordeiro direto de Miami, enquanto Hermano Henning fazia entradas de São Paulo. Além disso, o SBT exibia nas madrugadas o Sinal SBT CBS, outro noticioso do canal internacional. Na ocasião, a ideia era estender a parceria e consolidar a marca CBS no Brasil, mas os planos não foram adiante.

Solução

CNN Brasil - Márcio Gomes
Reprodução / CNN Brasil

Apesar dos fortes rumores, os planos do SBT com a CNN Brasil nunca avançaram de fato. Porém, resgatar uma parceria neste sentido poderia ser bastante interessante para os dois canais, que vivem um momento de crise.

O SBT enfrenta uma fuga de audiência sem precedentes e seu jornalismo nunca foi forte o bastante. Enquanto isso, a CNN refaz as contas e tenta driblar o rombo de mais de R$ 300 milhões em três anos. Para buscar enxugar custos, o canal promoveu uma debandada no final do ano passado, demitindo mais de 100 profissionais.

Ou seja, unir forças pode ser benéfico para ambos. O SBT, finalmente, teria um jornalismo de prestígio, podendo surfar na força da marca CNN Brasil. Já o canal de notícias conquistaria seu tão sonhado espaço na TV aberta, tendo sua programação exibida numa das principais redes do país. A parceria, por si só, reduziria custos dos dois lados e abriria novas possibilidades de faturamento.

Não se sabe porque as conversas de Silvio Santos com a CNN Brasil não avançaram. Porém, não seria ruim retomá-las nas atuais circunstâncias…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor