André Santana

Confirmando as expectativas, a Globo anunciou a quarta reprise de Chocolate com Pimenta. A trama de 2003 ganha uma edição especial na faixa das 14h40, substituindo O Cravo e a Rosa. A emissora optou por não correr riscos e escalar uma novela parecida com a anterior, na tentativa de manter o público do horário.

Chocolate com Pimenta

Com isso, a nova faixa de reprises de novelas da Globo pode ganhar a alcunha de Vale a Pena Ver Walcyr Carrasco de Novo, já que o autor de alguns dos principais sucessos dos últimos anos deve ser figurinha constante no horário. Porém, a emissora tinha outras opções do novelista que também se encaixaria na faixa, já que a ideia é apostar em novelas românticas e bem-humoradas.

As novelas das sete assinadas pelo autor, por exemplo, também seguem a fórmula da comédia romântica. Desta fase, Sete Pecados (2007) não correspondeu às expectativas da emissora, mas Carrasco emplacou Caras & Bocas (2009) e Morde & Assopra (2011) na sequência.

Dinossauros e robôs

Deste modo, Morde & Assopra poderia ser a opção mais interessante para evitar mais uma re-reprise. Afinal, a história que envolve dinossauros e robôs nunca foi reapresentada, nem na Globo e nem no Viva, mesmo tendo alcançado grande audiência em sua exibição original.

A novela conta a história da paleontóloga Júlia (Adriana Esteves), que descobre um tesouro arqueológico na cidade de Preciosa. No entanto, a ossada de seres pré-históricos está justamente nas terras do xucro fazendeiro Abner (Marcos Pasquim), que não gosta nada de ver sua fazenda invadida por escavadores. Assim, Júlia e Abner se apaixonam, mas estão sempre brigando. Tal qual Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (também Adriana Esteves).

Júlia é muito amiga do cientista Ícaro (Mateus Solano), um aficionado por robótica. O rapaz nunca superou a morte de sua esposa, Naomi (Flavia Alessandra) e, por isso, decide criar um androide com as mesmas feições da falecida. Porém, a robô acaba despertando a paixão de Leandro (Caio Blat).

Cassia Kis em Morde e Assopra

Morde & Assopra causou uma estranheza inicial, ao abordar dois universos tão distintos quanto dinossauros e robôs. Mas Carrasco focou nas relações amorosas, além de dar muito espaço à vendedora de cocadas Dulce (Cassia Kis), que era enganada pelo filho, Guilherme (Klebber Toledo), e conseguiu reverter a situação. Dulce emocionou o público e Morde & Assopra foi um sucesso.

Tramas menos batidas

Caras & Bocas

Outro êxito de Walcyr Carrasco às sete foi Caras & Bocas. A novela contava a história de amor de Dafne (Flavia Alessandra) e Gabriel (Malvino Salvador), que viviam aos tapas e beijos. Dafne era a dona de uma galeria de arte, na qual a principal estrela era Denis (Marcos Pasquim), primo de Gabriel, que escondia um segredo: suas telas eram, na verdade, pintadas pelo macaco Xico.

Caras & Bocas foi um grande sucesso, ao ponto de ter sido esticada e encerrada com incríveis 232 capítulos. A trama já ganhou uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, em 2014, também com boa audiência. Mas, como foi menos reprisada que Chocolate com Pimenta, a trama poderia ganhar uma nova chance agora.

Mas, se a ideia é manter o clima ingênuo de época, outra opção seria Eta Mundo Bom!. Sim, a novela foi reapresentada recentemente, em 2020, tornando-se um dos maiores êxitos do Vale a Pena Ver de Novo dos últimos anos. Porém, a saga de Candinho (Sergio Guizé) é bem menos batida que as tramas das seis anteriores de Carrasco. Sem dúvidas, o público de O Cravo e a Rosa não rejeitaria um retorno precoce.

Chocolate com Pimenta volta ao ar na Globo a partir de setembro. Mas não estranhem se uma dessas apareça no horário em breve, consolidando de vez a “Sessão Walcyr Carrasco”.

O problema vai ser quando esse “estoque” terminar. Mas, convenhamos, ainda falta um bom tempo para isso.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor