Chegando a marcar 17 pontos em seu início, em 2018, a franquia de Poliana, do SBT, está prestes a terminar. Porém, com a audiência de novelas que a emissora considerava fracassadas e as retirava do ar na base da tesoura.

Poliana Moça - Dalton Vigh e Sophia Valverde
Divulgação / SBT

A segunda trama da saga, Poliana Moça (2022), que nunca foi um estouro nos números, vem padecendo com o esgotamento da história. Nem as últimas semanas conseguem mais segurar a vice-liderança do horário.

O folhetim, que só deverá terminar em meados de maio, já está sendo anunciado como “reta final”. A tática tem por objetivo tentar recuperar o telespectador para a faixa, que estreará A Infância de Romeu e Julieta. Mas, não vem adiantando.

[anuncio_1]

Terceiro lugar

Jesus - Dudu Azevedo
Divulgação / Record

Nesta semana, por exemplo, a adaptação ancorada por Íris Abravanel já perde para a Record há três dias. Vale dizer que uma das atrações que impõe derrota à produção inédita é uma das milésimas reprises de Jesus (2018, na foto acima).

Na última quarta-feira (22), a história protagonizada por Sophia Valverde marcou míseros 5,2 pontos, perdendo para a concorrente, que registrou 5,7 com as exibições da produção bíblica e do Jornal da Record.

Derrocada

Com o fraco desempenho, o canal, que graças aos textos infantis atingia o segundo lugar no final da transmissão do SBT Brasil e o mantinha até o dia seguinte pela manhã, agora perde durante todo o período para a emissora dos bispos.

A cor da segunda colocação apenas é vista às 21h45, com a também saturada Cúmplices de um Resgate (2015, na foto acima), que enfrenta o fracasso da reapresentação de Vidas em Jogo (2011), pontuando em torno de 2 pontos.

Ou seja, o baixíssimo desempenho do produto jogou toda a emissora em um limbo maior do que ela já estava.

Pode chamar de fracasso

Amor e Revolução

A título de curiosidade, a mesma empresa já cortou outras novelas com ibope semelhante porque considerou que os 5 pontos eram muito baixos. São os casos de Revelação (2008), Vende-se um Véu de Noiva (2009), Amor e Revolução (2011, na foto acima) e Uma Rosa com Amor – esta última com 6 de média geral, a mesma pontuação de Poliana Moça.

Abrindo a semana, o enredo juvenil registrou 5,2 pontos na segunda-feira (20). Já no dia seguinte (21), foi ainda pior e anotou 5,0, caindo para o terceiro lugar e se sagrando como a pior audiência de uma telenovela do SBT desde Corações Feridos (2012).

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor