André Santana

Desde que deixou a Band, onde integrou o elenco de MasterChef Brasil entre 2014 e 2020, Paola Carosella (foto abaixo) era “esperada” na Globo. A chef de cozinha se tornou uma figura muito querida pelo público e sua mudança de canal era vista como certa. No entanto, isso não aconteceu de cara. Paola só chegou à Globo três anos depois de deixar a Band.

Paola Carosella
Reprodução

Mas chegou chegando. Sua contratação foi comemorada nas redes sociais e sua estreia no programa Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua foi anunciada com toda a pompa. No entanto, passado um mês da estreia, já é possível afirmar que o debut de Paola na nova casa poderia ter sido melhor.

Casa nova

Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua - João Diamante, Leandro Hassum e Paola Carosella
Cadu Pilotto / Globo

Enquanto esteve fora do ar, Paola Carosella se manteve ativa junto ao seu público. Além de lançar um canal no Youtube, a chef também esteve presente nas redes sociais, onde costuma se posicionar sobre os mais variados assuntos. Com isso, ela nunca deixou de aparecer na mídia.

Ainda assim, sua chegada à Globo foi um acontecimento. Quando o canal anunciou que Paola Carosella estaria no time do Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua, os holofotes logo se voltaram para a nova aposta dominical da emissora. A atração também reúne Leandro Hassum e João Diamante (foto acima), mas foi a presença de Paola que mexeu com os ânimos do público.

Com isso, tamanho oba-oba acabou se traduzindo numa grande decepção. O programa da Globo é fraco e explora muito pouco o carisma da jurada. Paola Carosella parece desperdiçada dentro de uma competição culinária que não disse a que veio.

Polêmica

Duelo de Mães - Ticiana Villas Boas
Ricardo Cardoso / Kinok Vídeo

Para piorar, Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua estreou cercada de polêmicas. Versão nacional de My Mon Cooks Better Than Yours, comercializado pela Fremantle, a atração carrega várias semelhanças com outros programas já exibidos no Brasil.

A enorme similaridade do programa da Globo com Duelo de Mães, formato que pertence a Ticiana Villas Boas (foto acima), e que já passou por SBT e Band, fez levantar rumores de que a produtora internacional poderia ser contestada judicialmente. Além disso, a atração também tem um “quê” de Minha Mulher que Manda, quadro de Eliana do SBT, o que também poderia render um questionamento por parte do canal de Silvio Santos.

Ou seja, Paola Carosella acabou tendo seu nome vinculado ao de um programa que corre o risco de ser acusado de plágio. Um triste destino para uma profissional que é tão querida pelo público.

Protagonista

Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua - Paola Carosella
Cadu Pilotto / Globo

A Globo sabe que tem em Paola Carosella uma estrela de enorme potencial. Tanto que tenta transformá-la na protagonista de Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua. Basta observar as chamadas: a chef é anunciada com destaque, enquanto Leandro Hassum, o apresentador, mal aparece.

Colocá-la como estrela da competição culinária pode ter sido a forma que a Globo encontrou para fazer uma espécie de mea-culpa por não ter lançado a chef numa missão à sua altura. Aparentemente, o canal reconhece que Minha Mãe Cozinha Melhor que a Sua é pouco para ela.

A esperança, então, fica depositada no próximo projeto de Paola Carosella no grupo. Em breve, ela terá um programa para chamar de seu, o Alma de Cozinheira, que estreia no GNT. Depois disso, quem sabe, ela pode voltar ao ar na TV Globo num posto melhor…

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor