Recentemente vista na reprise de A Favorita (2008), no Vale a Pena Ver de Novo, e na edição especial para a TV aberta de Verdades Secretas 2 (2021), Paula Burlamaqui já afirmou que sua beleza atrapalhou sua carreira.

Isso porque ela já havia se queixado pela falta de oportunidades para interpretar personagens que não fossem apenas um rostinho bonito, mas que tivessem algum desenvolvimento.

“Lembro-me quando ele [Caetano Veloso] disse: ‘Paula, você terá de furar um olho, ficar gorda, feia, para não ser um símbolo sexual. Você é uma mulher bonita, desejada, a sua imagem é essa. Você terá de trabalhar os seus personagens em cima disso’. Entendi o que ele me disse e fui à luta. Fiquei um tempo sem fazer televisão, comecei a rejeitar papéis que não tinham mais o que dizer e decidi me aprofundar na carreira. Percebi que o ator tem que estar em constante processo de crescimento”, declarou ao UOL em 2019.

Convite divisor de águas

Em uma entrevista à revista Istoé Gente, em 2005, Paula Burlamaqui contou que o convite para integrar o elenco da novela América (foto acima), de Gloria Perez, foi uma grande oportunidade de mostrar o seu talento, muito além da sua beleza.

O convite feito pela proporia autora foi feito em um momento em que a atriz estava decidida a nunca mais fazer televisão. Mesmo sabendo que sua personagem, Islene, seria uma mulher atraente e ligada ao carnaval, aceitou o trabalho após ser tranquilizada pela autora.

“Nunca tive oportunidade de mostrar trabalho na tevê. Sempre estive na beirada. É a primeira vez que atuo com prazer. Gloria Perez me garantiu que ela tinha conteúdo. Confio na Glória”, disse a atriz em 26 de junho de 2005.

Oportunidade

E essa não foi a única vez que a atriz se pronunciou sobre o assunto. Após cinco anos, Paula voltou a se pronunciar sobre a oportunidade.

“Eu fazia coisas na TV que não tinham aquele nível de entrega. Eram coadjuvantes, mas não com as características de estar na trama, ter uma história. Estava sempre fazendo a história do outro. Eu estava insatisfeita com o meu momento na TV, comecei a me sentir ignorante. Não dá mais pra fazer a tia da amiga da prima e falar: “E aí, Laura, como foi? O José veio?”. Aí parei tudo e fui estudar teatro durante quatro anos. Fiz um resgate que começou a me formar como pessoa”, declarou à Folha de S.Paulo em 5 de setembro de 2010.

Atualmente com 55 anos, a atriz participou nos últimos anos das novelas Órfãos da Terra (2019) e Verdades Secretas 2 (2021), além de séries e humorísticos. A artista, que é “amante” dos animais, constantemente publica em suas redes sociais iniciativas para a adoção de pets.

Compartilhar.