A estratégia da Globo de enxugar a reprise de A Favorita, retirando parte da gordura provocada pelas tramas paralelas, se revelou acertada. Ao focar na na história principal da novela de João Emanuel Carneiro, o repeteco do Vale a Pena Ver de Novo viu sua plateia crescer na mesma proporção das maldades de Flora (Patrícia Pillar).

A Favorita

Na reta final, A Favorita já conseguiu ultrapassar a média de audiência das reprises anteriores. A história de Donatela (Claudia Raia), até aqui, acumula 16 pontos de média no Kantar Ibope, de acordo com o site NaTelinha. Com isso, a trama já ultrapassou a média de O Clone, sua antecessora, e Ti–Ti-Ti, tornando-se o maior sucesso da faixa em dois anos.

O Clone fechou sua segunda reprise com 15,4 pontos de média. Já Ti-Ti-Ti, considerado um fiasco em seu repeteco, obteve média de 14,6. A trama de Maria Adelaide Amaral substituiu Laços de Família, que foi um grande êxito e anotou média de 18,8. Ou seja, A Favorita é o maior sucesso do Vale a Pena Ver de Novo desde a trama de Manoel Carlos.

Mudança de estratégia

A Favorita - Patrícia Pillar

A ideia inicial da direção da Globo era reprisar A Favorita praticamente na íntegra. O plano era manter algo próximo aos 192 capítulos originais da novela, que foi exibida originalmente entre junho de 2008 e janeiro de 2009. Com isso, a emissora evitaria estreias na época da Copa do Mundo e das festas de fim de ano, adiando para janeiro a próxima reprise.

Porém, a novela não apresentou o resultado esperado pela Globo. A Favorita estava longe de ser um fiasco, mas a emissora esperava mais, até pela quantidade de fãs que a trama de João Emanuel Carneiro possui.

A Favorita

Assim, a Globo mudou a estratégia e optou por enxugar A Favorita, tornando-a mais ágil. A reedição passou a focar mais na trama principal, a rivalidade entre Flora e Donatela, e a reduzir o espaço das tramas paralelas, que eram consideradas fracas. O plano deu certo e a audiência subiu.

Sucessora

Antonio Fagundes em O Rei do Gado

O plano inicial da Globo era evitar lançar uma nova reprise no período da Copa do Mundo. Mas, com a decisão de enxugar A Favorita, a emissora se viu obrigada a procurar um novo título para o Vale a Pena Ver de Novo.

Inicialmente, Mulheres Apaixonadas era a mais cotada para a vaga. Mas a novela de Manoel Carlos foi preterida por O Rei do Gado, que a Globo considerou capaz de “herdar” o público dos jogos da Copa. Assim, a novela de Benedito Ruy Barbosa ganha sua terceira reprise no Vale a Pena Ver de Novo a partir do dia 7 de novembro.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor