Para celebrar os 30 anos de A Viagem (1994), um dos maiores sucessos da história da Globo, o canal Viva estreou uma nova reprise da trama de Ivani Ribeiro. A novela vai ao ar na faixa do meio-dia, substituindo História de Amor (1995).

Débora Falabella em Sinhá Moça
Débora Falabella em Sinhá Moça

Com a novidade, o canal pago do Grupo Globo manterá a atual grade até o mês de junho, quando Direito de Amar (1987) chegará ao fim. Por enquanto, o canal ainda não definiu (ou ainda não anunciou) a trama que a substituirá.

Andando nas Nuvens (1999), Sinhá Moça (2006) e América (2005) também seguem no ar na programação do canal Viva.

Que novela substitui Direito de Amar no Viva?

Das novelas que estão no ar no canal Viva, Direito de Amar será a próxima a se despedir do público. No ar desde dezembro do ano passado, a trama tem seu último capítulo previsto para 20 de junho.

Ou seja, a novela escrita por Walther Negrão e estrelada por Gloria Pires ainda tem dois meses pela frente. O que indica que o canal Viva deve definir em breve qual será a reprise que a substituirá.

Nos últimos anos, a faixa das 14h40 do canal Viva tem se dedicado a reapresentar clássicos das 18h da Globo da década de 1980. Antes de Direito de Amar, a emissora exibiu no mesmo horário O Sexo dos Anjos (1989), Bambolê (1987) e outros folhetins oitentistas das seis.

Que novela substitui América no Viva?

Deborah Secco em América
Deborah Secco em América

Em seguida, a próxima novela do Viva a chegar ao fim será América. Exibida às 22h50, a trama de Gloria Perez terá seu último capítulo exibido em 19 de julho. Sendo assim, ainda faltam três meses para a história de Sol (Deborah Secco) chegar ao fim.

Mas, desde já, o público já vem fazendo apostas sobre a próxima novela a ocupar o horário. Vale lembrar que, antes de América, o Viva exibiu na faixa as novelas Senhora do Destino (2004), Caminho das Índias (2009) e Páginas da Vida (2006).

Sendo assim, a expectativa é que o Viva escale outro sucesso das 21h da década de 2000 para o horário. Dentre os maiores sucessos, o canal ainda não exibiu Belíssima (2005) e A Favorita (2008) que, desde já, são favoritas para o horário. Mas o canal pode surpreender e escalar tramas menos festejadas, como Duas Caras (2007) e Viver a Vida (2009).

Quais serão as próximas novelas do Viva?

Sinhá Moça chega ao fim em 2 de agosto no Viva. Com isso, um outro título de sucesso dos anos 2000 deve ser escalado para dar sequência à faixa das 15h30.

Já Andando nas Nuvens deve ficar no ar até o dia 6 de setembro. Como a trama ocupa a faixa criada para tramas de pegada mais juvenil, a expectativa é que o espaço seja ocupado por novelas como Cara & Coroa (1995), Uga Uga (2000) ou Um Anjo Caiu do Céu (2001).

Por enquanto, o Viva faz segredo e ainda não divulga quais serão suas próximas novelas. Mas, como o prazo está apertado, não deve demorar para o canal anunciar suas novidades.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor