O público parece estar cansado das novelas de temática infanto-juvenil, e de longa duração, exibidas pelo SBT. Prova disso é que A Infância de Romeu e Julieta está padecendo no quesito audiência.

A Infância de Romeu e Julieta - Miguel Ângelo e Vittória Seixas
Divulgação / SBT

Para reverter tal quadro, o canal de Silvio Santos promoveu alterações de horário na grade noturna. No último dia 25, com o término de Poliana Moça, a nova trama da casa passou a entrar no ar mais tarde.

[anuncio_1]

Confronto direto

Reis - Cirillo Luna
Reprodução / Record

Desde a estreia, no último dia 8, A Infância de Romeu e Julieta vem registrando índices próximos dos 5 pontos. O desempenho das duas primeiras semanas é o pior do horário desde a implantação do gênero infanto-juvenil, em 2012, com Carrossel.

A atualização do clássico de William Shakespeare, que marca o início das coproduções do SBT com o Prime Video, da Amazon, perde sistematicamente para o Jornal da Record. A disputa pela vice-liderança se dá apenas contra o folhetim bíblico Reis.

Vai funcionar?

A Infância de Romeu e Julieta - Vittória Seixas
Reprodução / SBT

Foi para deixar de perder para o telejornal da concorrente e tornar a novela mais competitiva na batalha pelo segundo lugar que a direção do SBT resolveu colocar A Infância de Romeu e Julieta em confronto direto com Reis.

Desde ontem, a trama estrelada por Miguel Ângelo e Vittória Seixas entra no ar às 21h, mesmo horário do enredo protagonizado por Cirillo Luna e Paloma Bernardi.

A mudança afetou toda a grade noturna. O SBT Brasil passou a entrar no ar mais tarde, 20h. O mesmo se deu com os jornais locais, agora às 19h35 – um atraso de 15 minutos.

As tramas mexicanas exibidas no bloco Novelas da Tarde tiveram suas durações estendidas. Sortilégio (2009) e Três Vezes Ana (2016), que contavam com uma hora e 15 minutos no ar, passaram a ter quase duas horas de exibição.

Estratégia furada

Jornal da Record - Celso Freitas
Divulgação / Record

Porém, o SBT se esqueceu que, enquanto está no limite dos horários – já que também precisa encaixar Cúmplices de um Resgate (2015) e Programa do Ratinho após a novela infanto-juvenil –, a Record tem uma programação mais fácil de ser adaptada.

A TV de Edir Macedo pode ajustar os horários, esticando seus telejornais e garantindo suas vitórias na disputa.

Com o Cidade Alerta e o Jornal da Record com mais tempo de tela, por exemplo, A Infância de Romeu e Julieta volta a bater de frente com as notícias da concorrente. Parece que ninguém na Anhanguera, até o momento, cogitou tal possibilidade…

Compartilhar.
Dyego Terra

Dyego Terra é jornalista e professor de espanhol. É apaixonado por TV desde que se entende por gente e até hoje consome várias horas dos mais variados conteúdos da telinha. Já escreveu para diversos sites especializados em televisão. Desde 2005 acompanha os números de audiência e os analisa. É noveleiro, não perde um drama latino, principalmente mexicano, e está sempre ligado na TV latinoamericana e em suas novidades. Análises e críticas são seus pontos fortes. Leia todos os textos do autor