Terra e Paixão assumiu o horário nobre da Globo com uma missão bem ingrata: elevar os índices de audiência da faixa das nove da emissora, derrubados por conta do fraco desempenho de Travessia.

Gloria Pires
Reprodução / Globo

Por enquanto, a recepção do público está morna, mas a novela está apenas começando. A história de Walcyr Carrasco, que tem no elenco Gloria Pires (foto acima) e companhia, ainda tem muito chão pela frente, já que deve ultrapassar a marca dos 200 capítulos e sair do ar apenas em janeiro de 2024.

[anuncio_1]

Quando termina Terra e Paixão?

Walcyr Carrasco
Victor Pollak / Globo

Terra e Paixão entrou no ar com índices parecidos com Travessia. Apesar de baixos, os números não chegam a surpreender a direção da Globo, que entende que leva um certo tempo para que o espectador afugentado pela trama anterior volte a ligar a TV no horário. A audiência dos primeiros capítulos não oscilou, o que é visto com bons olhos.

Além disso, o autor Walcyr Carrasco (foto acima) ainda terá bastante tempo para sentir a recepção do público à sua história e promover os devidos ajustes. Afinal, Terra e Paixão terá capítulos a perder de vista. A atual trama das nove deve ter 221 capítulos, tornando-se o folhetim do horário mais longo desde Amor à Vida (2013), também de Carrasco, que fechou com a mesma quantidade de episódios.

Sendo assim, se não houver nenhuma mudança de planos, Terra e Paixão deve ter seu último capítulo exibido na sexta-feira, dia 19 de janeiro de 2024, com reprise no dia seguinte, 20 de janeiro.

Quando estreia o remake de Renascer?

A Globo já bateu o martelo e o remake de Renascer (1993, foto acima) foi o folhetim escolhido para substituir Terra e Paixão na faixa das nove. A trama de Benedito Ruy Barbosa será atualizada por seu neto, o autor Bruno Luperi, repetindo a parceria vitoriosa de Pantanal (2022).

A nova versão de Renascer, portanto, deve entrar no ar no dia 22 de janeiro de 2024. Gustavo Fernandez, diretor artístico de Pantanal, será o responsável por conduzir a produção da trama.

No elenco, ainda não há nomes confirmados. No entanto, Marcos Palmeira já declarou publicamente que adoraria viver José Inocêncio, o protagonista vivido por Antonio Fagundes na primeira versão. A ideia da Globo é rechear o elenco com atores nordestinos, já que a trama se passa no interior da Bahia.

Fila das nove

Todas as Flores - Letícia Colin, Regina Casé e Sophie Charlotte
Reprodução / Globoplay

Com Terra e Paixão tendo capítulos a perder de vista e Renascer definida como sua substituta,  a direção de teledramaturgia da Globo, encabeçada por José Luiz Villamarim, ganha tempo para selecionar os próximos projetos da faixa.

Ricardo Linhares e Maria Helena Nascimento seguem trabalhando em O Grande Golpe, projeto aprovado para a faixa há algum tempo, mas que não tinha perspectivas de data para o início de sua produção. Recentemente, a imprensa especializada noticiou que os autores estão reescrevendo os primeiros capítulos a pedido da direção da emissora, indicando que o projeto está no páreo.

Além disso, João Emanuel Carneiro e Carlos Araújo, autor e diretor de Todas as Flores (foto acima), respectivamente, também começam a trabalhar num novo projeto para a faixa. Manuela Dias, autora de Amor de Mãe (2019), também tem interesse em voltar ao horário.

Mas a recepção de Renascer é que deverá indicar o futuro da tradicional novela das nove. Se o remake for tão bem recebido quanto Pantanal, é bem possível que a Globo continue apostando em regravações de clássicos.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor