Joana Fomm brilhou em inúmeros papéis, como a Fausta de Bambolê (1987), atualmente em reprise no Canal Viva.

Sob Pressão - Joana Fomm
Divulgação / Globo

A atriz, longe do vídeo há tempos, enfrentou inúmeros percalços ao longo da vida. Especialmente na infância, com relação aos pais.

Origens

Bambolê - Joana Fomm, Myrian Rios e Rubens de Falco
Divulgação / Globo

Em matéria para a revista IstoÉ Gente, de 19 de julho de 2001, Joana revelou que perdeu a mãe e uma irmã de forma trágica.

“Minha mãe e uma irmã morreram numa enxurrada quando eu ainda era muito pequena e meu pai me deu para uns tios me criarem. Só aos 13 anos descobri que era filha adotiva. Conheci meu pai verdadeiro bem mais tarde, com 19, 20 anos. É muito difícil desconhecer sua origem, seu início”, lamentou.

O encontro da artista com o pai biológico foi por acaso:

“Meu pai de criação (Artur Fomm) era jornalista, mas o que gostava mesmo de fazer era ir para os cassinos. Meu pai verdadeiro (José Honório de Almeida) também era jornalista e escritor. Por coincidência, quando o conheci participávamos do mesmo concurso de poesias”.

“De repente me vi com várias mães: a que me criou, a mulher do meu pai que se dizia minha mãe, a mãe do meu pai também e a mãe que tinha morrido. Era chato ter de explicar tudo para as pessoas. Me falavam ‘vi sua mãe’ e eu não sabia qual”, completou.

Mercado de trabalho

Boogie Oogie - Joana Fomm
Divulgação / Globo

Nos últimos anos, Joana Fomm acumulou pequenas participações. Após enfrentar problemas de saúde, ela pediu por emprego nas redes sociais. Tempos depois, a artista foi escalada para Malhação – Pro Dia Nascer Feliz (2016). Além de Apocalipse (2017), na Record, Joana também esteve na temporada 2019 de Sob Pressão.

“A carreira artística é muito difícil. São muito altos e baixos. Mas eu tenho consciência que fiz trabalhos lindos e importantes na TV, no cinema e no teatro. Sinto que as oportunidades de trabalho vão rareando”, enfatizou a atriz em 2019, numa entrevista ao portal Gshow.

Por onde anda Joana Fomm?

Fervo - Joana Fomm
Reprodução / Bcbiz Digital PR

Aos 83 anos – 60 deles dedicados à arte –, Joana Fomm vive com o filho no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. O trabalho mais recente foi Fervo (foto acima), filme dirigido por Felipe Joffily, no qual atua ao lado de nomes como Felipe Abib, Georgiana Góes, Paulo Vieira e Renata Gaspar.

“Sinto muita falta de trabalhar e quero poder sair de novo”, declarou Joana ao jornal Extra, em junho do ano passado, em meio às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Compartilhar.