André Santana

Por 33 anos, Fausto Silva reinou absoluto no fim de semana da Globo. Faustão conseguiu tirar de Silvio Santos o título de “rei dos domingos” ao estrear à frente do Domingão do Faustão, tornando-se líder de audiência em seu horário. Nem tudo foram flores nesta história, já que, entre 2000 e 2002, a concorrência com o Domingo Legal, do SBT, ficou acirrada. Mas, ainda assim, foi uma trajetória vitoriosa.

Faustão na Band
Reprodução / Band

Mas, após sua saída da emissora dos Marinho, Faustão não foi mais visto aos domingos. Desde o ano passado, o animador está à frente de Faustão na Band, nas noites de segunda a sexta-feira. O artista até teve a chance de voltar ao dia que o consagrou, mas preferiu se manter onde está.

Restrição

Domingão do Faustão - Renato Laranjeira
Divulgação / Globo

Faustão não saiu dos domingos só porque quis ou para cumprir determinação da Band. Na verdade, ao deixar a Globo, o apresentador aceitou a condição de, por um ano, não apresentar mais programas em tal dia. A estação não queria correr o risco de ver o tradicional programa de Fausto Silva estrear em outro canal e se tornar um concorrente.

Esse foi um dos motivos que levou a Band a apostar numa atração diária. Até se especulou que Silva poderia ocupar um ou dois dias da semana ou voltar para as noites de sábado, faixa em que fez sucesso com o clássico Perdidos na Noite. Mas a direção da emissora viu num programa diário um maior potencial de audiência e faturamento.

No entanto, em seu primeiro ano, o programa de Faustão ficou aquém das expectativas. A audiência é boa para os padrões da emissora, mas longe de garantir o terceiro lugar no horário, que era a meta do canal. Os anunciantes também vieram, mas não o suficiente para manter a ampla estrutura da atração. Com isso, o programa sofreu inúmeros cortes.

Volta aos domingos

Faustão na Band
Reprodução / Band

Criou-se, então, a expectativa de novas mudanças. O acordo firmado com a Globo de ficar um ano afastado do domingo chegou ao fim, abrindo caminho para que Faustão pudesse retornar ao dia que o consagrou. A Band chegou a considerar tornar o programa semanal e promover a volta do contratado para o dia em que ele se acostumou a brilhar.

A estação dos Saad não foi a única a considerar esta possibilidade. A Record, insatisfeita com os resultados do Hora do Faro, chegou a sondar Fausto Silva para que o animador assumisse suas tardes de domingo no lugar de Rodrigo Faro. Ou seja, tanto Band quanto Record queriam promover a “volta” do Domingão do Faustão.

Nova temporada

Faustão na Band - Anne Lottermann e João Guilherme
Divulgação / Band

No entanto, isso não aconteceu. O animador recusou a proposta da Record e preferiu ficar na Band. E, juntamente com a emissora, concluiu que não valeria a pena deixar a grade diária para voltar aos domingos, já que foram feitos muitos investimentos no programa atual.

Assim, ao menos por enquanto, não há chances de Faustão regressar aos domingos. O apresentador optou por seguir nas noites de segunda a sexta-feira para tentar fazer a audiência e o faturamento de sua atração crescerem.

Agora, os esforços de Fausto Silva e de sua equipe é promover as mudanças necessárias no formato atual. Faustão na Band entra em férias nos primeiros meses do ano, mas promete novidades a partir de março.

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor