Elas por Elas chegou ao fim dividindo opiniões. A trama foi considerada um sucesso comercial, mas, ao mesmo tempo, amargou a pior audiência do horário das seis. Por outro lado, ela angariou vários fãs, que defenderam a obra com unhas e dentes na web.

Isabel Teixeira em Elas por Elas
Isabel Teixeira em Elas por Elas

O final escrito por Thereza Falcão e Alessandro Marson não fugiu da cartilha do folhetim, com vilões punidos e heróis celebrando o final feliz. No entanto, nem tudo foram flores no episódio derradeiro.

Os autores da trama baseada na obra de Cassiano Gabus Mendes derraparam em alguns pontos. Confira quatro erros que marcaram o último capítulo de Elas por Elas:

Final corrido

Elas por Elas entrou no ritmo frenético em suas últimas semanas, com a resolução de vários mistérios e viradas empolgantes. Mas o ritmo frenético se manteve até no último capítulo, onde vários desfechos foram mostrados de maneira apressada.

Logo após a cena em que Helena (Isabel Teixeira) atira em Sérgio (Marcos Caruso), a novela entrou numa sequência de cortes e cenas rápidas, o que prejudicou a emoção do desfecho.

O capítulo “perdeu tempo” com histórias sem tanta importância, como o crush de Marlene (Maria Ceiça), mas reservou pouco espaço para tramas mais impactantes. Por exemplo, não ficou claro se Carol (Karine Teles) aceitou mesmo o trabalho no Canadá. No capítulo de quarta-feira (10), ela apareceu em dúvida quando Wanda (Magda Gomes) pediu para ela ficar, mas, depois, não se falou mais sobre isso.

Final de Ísis

O embate entre Ísis (Rayssa Bratillieri) e Helena dominou a última semana da novela. A vilã forjou a própria morte para acusar a irmã de assassinato, na tentativa de fazê-la perder a herança da família.

Mas, após a captura de Helena, a novela deu um salto e não mostrou o que aconteceu com Ísis depois disso. Seria interessante vê-la saindo da cadeia, recebendo a notícia da morte de Sérgio e comemorando a vitória ao lado de Adriana (Thalita Carauta), Giovanni (Filipe Bragança) e cia.

O que Ísis sentiu ao saber que Sérgio se arriscou para livrá-la da cadeia e morreu salvando a vida de Marcos (Luan Argollo)? A jovem sempre teve sentimentos antagônicos pelo pai biológico. O público merecia ver sua reação depois de tudo o que aconteceu, já que era foi a grande mocinha dos capítulos finais.

Morte de Sérgio

Aliás, toda a sequência da morte de Sérgio ficou devendo. Além de Ísis, seria interessante acompanhar a reação dos demais envolvidos na tragédia, como Marcos e Giovanni, que presenciaram toda a cena.

A imprensa especializada chegou a divulgar que haveria um diálogo entre Marcos, Giovanni e Ísis comentando o ato do ricaço, que se entregou à polícia para salvar Ísis e morreu no lugar de Marcos.

Não se sabe se tratava-se de uma cena falsa, para despistar a imprensa, ou houve a decisão da direção da novela de cortar essa parte. De todo modo, fez falta.

Casais aleatórios

Nice (Ludmila Rosa) e Edu (Luis Navarro) em Elas por Elas
Nice (Ludmila Rosa) e Edu (Luis Navarro) em Elas por Elas

Isso é um erro de boa parte das novelas, e com Elas por Elas não foi diferente. Os autores parecem acreditar que só existem finais felizes quando um personagem encontra o amor e, por isso, forçam a barra para criar romances de última hora.

Nunca houve qualquer envolvimento entre Tony (Richard Abelha) e Carmem (Laura Fernandez) e, mesmo assim, eles surgiram juntos e felizes no desfecho. Mas o pior foi Nice (Ludmila Rosa) e Edu (Luis Navarro). A fiel secretária de Lara (Deborah Secco) não merecia coisa melhor?

Compartilhar.
Avatar photo

André Santana é jornalista, escritor e produtor cultural. Cresceu acompanhado da “babá eletrônica” e transformou a paixão pela TV em profissão a partir de 2005, quando criou o blog Tele-Visão. Desde então, vem escrevendo sobre televisão em diversas publicações especializadas. É autor do livro “Tele-Visão: A Televisão Brasileira em 10 Anos”, publicado pela E. B. Ações Culturais e Clube de Autores. Leia todos os textos do autor